Revista Jardins

Convenção Nacional Stihl

stihl

 

Fátima 11 março 2023

Neste dia estiveram reunidos em Fátima mais de 200 participantes, entre concessionários e imprensa especializada. A apresentação começou com Hans-E.Klose diretor de vendas para a Europa Ocidental a fazer um balanço daquilo que é o mercado hoje em dia e quais as tendências e objetivos da marca STIHL no futuro.

O mercado das máquinas a bateria é aquele em que a empresa está mais focada. Aumentar as vendas neste setor, na Alemanha estima-se que em 2023 50% das vendas sejam de equipamento a bateria, em Portugal  e Espanha 20%  e nos Estados Unidos 15%. Há muitas oportunidades no mercado profissional para este tipo de equipamento e muitos mercados emergentes como África e Ásia.

Os últimos anos  foram intensos, Covid, catástrofes naturais e uma guerra, que conduziu a falta de matérias primas e crise nos transportes e a STIHL durante todo este processo investiu mais de 230 milhões de euros na produção de alternativas, transportando grande parte das máquinas de avião, para tentar dar resposta ao mercado.

Embora o lema seja Bateria primeiro, a empresa continua a investir nos equipamentos a gasolina, desenvolvendo este setor.

A STIHL tem comprado uma série de outras marcas, nomeadamente a Zama ( fabricante de carburadores e também de cablagens ) a Cosmos ( empresa americana fabricante de filtros), etc.

Juvenal Martins, gerente da STIHL Portugal, reforçou que o grande objetivo da marca é  ser a numero um na venda dos equipamentos a bateria para profissionais, para isso contam com a melhor rede de concessionários capazes de dar o aconselhamento aos consumidores. Nesse sentido a empresa tem reforçado cada vez mais a disponibilização de formação variada para a sua rede de concessionários, que neste momento são 220.

Outra das grandes apostas tem a ver com a venda online que mundialmente cresceu de forma exponencial com o Covid. Na STIHL foi criado o sistema STIHL Direct, onde as vendas são todas feitas dentro do universo da marca, e onde os concessionários estão incluídos, quando um cliente faz uma compra online, o concessionário mais próximo ganha uma comissão se o cliente quiser ir recolher a máquina à loja, a percentagem é maior.

Neste momento a disponibilidade de máquinas no mercado começa a estabilizar e são muitas as novidades para este ano, ao nível das motosserras a nova MSA 70 C, que vem substituir a MSA 140 C  e a MSA 60 que substitui a MAS 120, a MAS A 200 C que substitui a MAS 200 C-B, etc nas foices as novas FSA 261 C-E  e FSA 135 R, também novos modelos de podadoras como a HSA 50 que substitui a HSA 50 C e a HSA 100 que substitui a HSA 66 e HSA 86, entre outros. Uma das grandes novidades são os novos modelos varejadores que estão no mercado no outono de 2023, há também novos modelos de sopradores, lavadoras e de robots corta-relva, um dos grandes investimentos da marca.

A STIHL é uma empresa com uma grande notoriedade no mercado nacional, reconhecida por todos pela sua qualidade, fiabilidade e apoio no pós venda. O seu crescimento tem sido continuo e sustentável e este ano não será diferente.

 

Fique a par de todas as notícias. Clique aqui.

 

Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no FacebookInstagram e Pinterest.

Exit mobile version