Muitas informações sobre a bateria simplesmente já não são relevantes para a atual tecnologia de iões de lítio. Atualize os seus conhecimentos sobre a manutenção de baterias de lítio com as dicas STIHL, ideal para quem tem ou quer adquirir máquinas a bateria.
Como fazer o primeiro carregamento?
Ao contrário das baterias de níquel-cádmio (NiCd), que foram amplamente substituídas, as baterias de iões de lítio de alta tecnologia não precisam de um carregamento prolongado antes da primeira utilização. Uma vez que a bateria de iões de lítio STIHL está protegida contra descarga espontânea, pode confiar que as baterias estão carregadas a 30% no momento da compra. Antes da primeira utilização, deve carregar a sua bateria de iões de lítio até 80-100%. Este carregamento demora entre 30 minutos e quatro horas e meia, dependendo da bateria.
Com que frequência se devem carregar?
As antecessoras baterias de níquel-cádmio estavam sujeitas ao efeito de memória, em que as baterias eram sobrecarregadas se não estivessem totalmente descarregadas antes de serem carregadas, perdendo tensão depois de descarregamentos parciais repetidos. Graças aos materiais e à tecnologia usada nas células de bateria da STIHL, as baterias de iões de lítio STIHL podem ser carregadas em qualquer altura, mesmo em breves carregamentos entre tarefas, sem ter de se preocupar com o efeito de memória.
Já não é um problema se a bateria não for utilizada durante longos períodos de tempo! Uma bateria de iões de lítio STIHL possui componentes eletrónicos incorporados que configuram automaticamente a bateria para o estado de repouso, protegendo-a contra a descarga excessiva.
É perigoso carregar uma bateria de iões durante demasiado tempo?
As baterias de lítio de alta tecnologia acarretam um risco de incêndio muito baixo, graças ao sistema de gestão da bateria integrado, que assegura que, quando uma bateria atinge a sua capacidade total de carregamento, o processo de carregamento é interrompido e a corrente é desligada. Isto evita a sobrecarga e a acumulação de calor associada.
A bateria pode estar exposta às condições ambientais?
Uma bateria ou um produto com uma bateria integrada só deve ficar exposto a fatores ambientais de forma limitada e controlada. Deve proteger sempre a sua bateria da chuva, da humidade, do frio, da geada, do calor e de chamas desprotegidas.
A carga térmica máxima não pode exceder os 100 °C. Apesar das proteções elétricas na bateria, no carregador e na máquina evitarem o sobreaquecimento, desligando automaticamente funções em pontos críticos, no caso de sobreaquecimento, todas as células da bateria estão protegidas por uma caixa robusta e retardadora de chamas.
Por outro lado, se exposta a temperaturas demasiado frias, não será possível carregar uma bateria congelada. Recomenda-se que não armazene a bateria e a máquina a bateria no exterior durante o inverno.
MITO
Já foi uma crença comum achar que colocando uma bateria num aquecedor durante o carregamento, tendo em conta que o calor adicional aumentaria a atividade elétrica, contribuía para preservar e prolongar a vida útil da bateria. Hoje sabemos que isto é falso e, na verdade, danifica a bateria.
Não aqueça uma bateria de iões de lítio! A melhor forma de carregar a sua bateria de iões de lítio é à temperatura ambiente moderada. Aconselhamos que a sua bateria de iões de lítio STIHL seja carregada num ambiente cuja temperaturas esteja entre 5 °C e 40 °C.
As baterias de lítio são seguras e duradouras e agora é a altura ideal para experimentar as máquinas a bateria da STIHL. Está a decorrer uma campanha de cashback na compra de um KIT da gama AK (máquina+bateria+carregador), no valor de 50€.
Powered by STIHL PORTUGAL
Leia também:
Pode encontrar este e outros artigos na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube, e nas redes sociais Facebook, Instagram e Pinterest.