Revista Jardins

Divida as plantas e poupe dinheiro

Aproveite agora para dividir as plantas herbáceas de floração primaveril ou estival, aumentando a área florida do jardim varanda ou terraço, contribuindo também para que as plantas tenham maior longevidade e sejam mais saudáveis.

Esta é uma tarefa que deve fazer, o mais tardar, até ao início da primavera, para garantir um bom desenvolvimento e floração na primavera e no verão. Este tipo de divisão, permite a obtenção de plantas com características muito parecidas com a planta mãe, pode ser feito com muitas plantas herbáceas.

Sugiro que divida já os agapantos, clorófitos, gazânias e malmequeres-africanos, é uma operação simples, de grande sucesso e que deve fazer sempre que as plantas estiverem muito apertadas nos vasos, floreiras ou na terra, ou quando percebe que a floração é cada vez menos intensa e menos prolongada.

Cuidados a ter na divisão destas plantas:

Agapantos (Agapanthus praecox)

Com floração azul ou branca prolongada (primavera e verão) são resistentes e formam maciços e bordaduras altas (até 1 m) muito bonitos e com pouca necessidade de manutenção. As folhas fazem uma excelente cobertura do solo, não deixando espaço para o desenvolvimento de plantas infestantes. Gostam de sol ou meia sombra, solos húmidos e ricos em matéria orgânica.

Clorófitos (Clorophytum comosum)

Muito utilizado no interior da casa (pois é uma planta purificadora do ar), é uma excelente forma de cobertura de solo em zonas com sol ou meia sombra, em baixo de árvores, em taludes, vasos ou floreiras, gosta de solos férteis e de regas regulares. Tem uma floração branca discreta, na primavera.

Gazanias (Gazania rigens)

Tal como a margaridaafricana também a gazânia gosta de muito sol pois também as suas flores fecham à noite. Ideal para zonas com muito sol e calor (resistente à secura), taludes, bordaduras, vasos e floreiras de vários tamanhos. Tem uma floração muito prolongada e a taxa de sucesso com a divisão da planta é muito elevada.

Malmequer-africano (Osteospermum ecklonis)

Uma espécie de malmequer que tem a particularidade de as flores fecharem à noite, logo necessita de zonas com muito sol. Desenvolve-se melhor em  solos bem drenados e regas regulares. Tem uma floração muito prolongada e com cores muito variadas, muito fácil de manter e ideal para maciços, bordaduras, floreiras e vasos grandes.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Exit mobile version