Revista Jardins

Ecoprogresso distingue mais uma vez Grupo Klépierre com selo Carbon Free

O grupo Klépierre, responsável pela gestão de centros comerciais nacionais e internacionais, tem desempenhado visíveis esforços para melhorar o ambiente para as pessoas, os territórios e o planeta. Foi agora a vez do grupo ECOPROGRESSO distinguir os centros, no decorrer do projeto Preservação do Parque Natural Sintra-Cascais.

Os centros comerciais Klépierre têm vindo a intensificar as suas ações de Responsabilidade Social Corporativa. Em 2018, lançaram a iniciativa Act For Good, que engloba responsabilidade económica, social e ambiental. Desde então, aliam-se a variadas causas que contribuem para mudar positivamente a vida da sua comunidade e a qualidade do ambiente.  Às distinções que têm vido a acumular desde então, surge agora a sua mais recente: a conquista pelo selo Carbon Free 2021.

A ECOPROGRESSO, que presta serviços de consultoria em ambiente, sustentabilidade, alterações Climáticas e gestão de recursos, calculou as emissões de Gases com Efeito de Estufa de Âmbito 1 (emissões diretas) e de Âmbito 2 (associadas à produção da energia elétrica consumida) dos Escritórios Klépierre, em Portugal, bem como dos Centros Comerciais Aqua Portimão, Espaço Guimarães e Parque Nascente. O resultado deste levantamento reconhece agora a responsabilidade destas quatro forças em prole do Combate às Alterações Climáticas.

Estes resultados foram conseguidos através do apoio ao projeto “Preservação do Parque Natural Sintra-Cascais”, onde alcançaram a distinção com o Selo Carbon Free 2021.

O Projeto “Preservação do Parque Natural Sintra-Cascais” é promovido pela Cascais Ambiente e integra-se no programa “Oxigénio”. O objetivo do programa é aumentar a sensibilidade das empresas e dos cidadãos para os problemas com as alterações climáticas e a perda de biodiversidade através da promoção da fauna e flora do Parque Natural Sintra-Cascais.

As ações desenvolvidas ao nível da erradicação das espécies invasoras e plantação de espécies autóctones permitem restaurar o equilíbrio do ecossistema, preservando assim a biodiversidade natural das áreas plantadas, tornando-o um espaço mais resiliente às Alterações Climáticas. Com estas ações o risco de incêndio diminui, através do controlo do material combustível.

As áreas plantadas serão agora suficientes para sequestrar o número ideal de toneladas de Co2, atendendo a um período de 10 anos de vida, permitindo neutralizar as emissões dos escritórios e dos Centros Comerciais referentes a 2021. Tendo em conta que se trata de espécies com tempos de vida longos e que as áreas florestais são geridas pelo município que promove o projeto, é garantida a manutenção, limpeza e proteção das áreas plantadas, inclusive face ao risco de incêndio, sendo espectável que permaneçam ativas por um período superior ao necessário para a compensação carbónica.

Este selo tem uma dupla finalidade, facilitando, por um lado, às organizações a demonstração da sua participação e, por outro lado, permite-lhes refletir sobre o grau de esforço que têm feito na luta contra as alterações climáticas. O Grupo Klépierre já alcançou muitos dos objetivos ambientais, sociais e económicos a que se propôs, e os prémios e selos que o distinguem, tanto a nível nacional como internacional, provam que o grupo está no bom caminho para promover a sustentabilidade ambiental, económica e social.

A Klépierre acredita que se pode fazer sempre mais e melhor, e para tal mantêm a promessa de oferecer espaços que se adaptam às necessidades ambientais, locais e sociais dos seus consumidores, para um futuro mais saudável e justo.

 

Fique a par de todas as notícias. Clique aqui.

 

Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no FacebookInstagram e Pinterest.

Exit mobile version