Setembro anuncia o final do verão e o início do outono, mudam as tonalidades e os jardins ganham uma nova imagem!
Figueira (Ficus carica)
Uma árvore que representa o espirito mediterrânico, aparece um pouco por todo o lado, com as suas enormes folhas verdes e os deliciosos frutos nesta época do ano. Fácil de cultivar e de manter, uma sombra muito agradável que forma quase um guarda-sol natural. Deve ser cultivado em jardins com espaço pois as suas raízes podem ser invasoras. Dá-se bem em vaso desde que este tenha pelo menos 60 cm de diâmetro.
Altura: Até 3 – 4 m
Propagação: Por estaca
Época de plantação: Qualquer época do ano
Condições de cultivo: Qualquer tipo de solo desde que bem drenado. Gosta de zonas com muitas horas de sol e calor.
Manutenção: Não necessita de cuidados de manutenção especiais. Muito resistente à secura.
Crisântemo, malmequer (Chrysanthemum sp)
Uma herbácea perene extraordinária, digna representante das florações de início de outono, excelente para bordaduras, maciços, vasos, floreiras e até para ter dentro de casa. Tem um período de floração do final do verão ao início do inverno.
Altura: Até 0.4 – 0.5 m
Propagação: Por estaca
Época de plantação: Final do verão, outono
Condições de cultivo: Qualquer tipo de solo desde que com alguma matéria orgânica e bem drenado. Zonas de sol e/ou meia sombra.
Manutenção: Não necessita de cuidados de manutenção especiais, apenas uma poda no inverno após a floração, esta operação irá estimular a produção de flores da temporada seguinte. Pode adicionar húmus de minhoca quando planta, no inicio da primavera e final do verão. Regar regularmente sem encharcar.
Vinha, parreira (Vitis vinífera)
Um planta extraordinária que para além do valor de produção em uvas e vinho tem um enorme valor ornamental, excelente para pérgulas e latadas, telheiros e entradas de casa. Tem a beleza das folhas verdes no verão, das uvas agora no inicio do outono e do encarnado das folhas no final do outono.
Altura: Até 2 – 3 m
Propagação: Por estaca
Época de plantação: Primavera
Condições de cultivo: Qualquer tipo de solo, desenvolve-se com mais rapidez em solos bem drenados. Gosta de climas temperados mas resiste a geadas e temperaturas baixas. Zonas com muito sol e calor.
Manutenção: Não necessita de cuidados de manutenção especiais, apenas uma poda no inverno, esta operação irá estimular a produção da temporada seguinte. Resistente à secura.
Amarílis, açucena (Amaryllis belladona)
Uma planta perene, bolbosa que nos presenteia com a floração mal acabam os calores do verão e começam as primeiras chuvas de início de outono. Linda em tufos e bordaduras e em floreiras e canteiros.
Altura: Até 0.3 – 0.4 m
Propagação: Por bolbo
Época de plantação: Primavera
Condições de cultivo: Qualquer tipo de solo, desenvolve-se com mais rapidez em solos bem drenados. Sol e meia sombra.
Manutenção: Não necessita de cuidados de manutenção especiais. Resistente à secura.
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.