Revista Jardins

Feira de outono de Jardinagem Mediterrânica

Feira de outono de Jardinagem Mediterrânica

 

28 e 29 de outubro – Silves

 

Realizou-se mais uma edição deste evento que já é uma referencia para quem gosta de jardinagem, plantas e jardins, uma organização da Associação de Plantas e Jardins em Clima Mediterrânico (Medeiterranean Garden Association Portugal). Esta é uma feira dedicada principalmente para quem tem a preocupação com a utilização de plantas resistentes à falta de água e ao calor, plantas que estejam bem adaptadas ao clima mediterrânico, calor e secura nos meses de verão.

Tento todos os anos visitar pelo menos uma vez esta feira, pois normalmente realiza-se duas vezes, uma na primavera e outra no outono. Aprendo sempre muito e conheço sempre produtores muito interessantes, com uma variedade de plantas muito diferente do habitual.

Viveiros como o Jardim Seco, Caminhos Sombreados, Susan Finlay, Viveiro Nosso Ninho, entre outros, todos produtores do Algarve, apresentam uma impressionante gama de opções de plantas para quem pretende um jardim de baixa manutenção.

Para quem é fã de salvias como eu, encontrar plantas como as Salvia nemorosa, Salvia amplexicaulis, Salvia discolor, Salvia buchananii, Salvia guaranitica ou a Salvia “Christine Yeo” foi uma verdadeira surpresa!

 

 

O Jardim Seco é dos viveiros com uma maior variedade e com maior facilidade em dar resposta às encomendas dos clientes, principalmente se estas forem feitas antecipadamente mas tem uma variedade enorme como : Leonotis leonorus, Helycrhysum cymosum, Canarina canariensis, Dietes bicolor, Dietes grandiflora, Cascabela, Tulbaghia, Hemerocallis, Inga edulis, Vitrea trifolia, Ballota acetabulosa, Ballota hirsuta, Teucrium marum, Agastache aurantica, Mavasviscus arboreus, entre muitas outras plantas que me deixaram maravilhada.

Mas também os produtores de plantas tropicais como o Lima´s Fruit apresentou uma oferta de fruteiras como eu nunca tinha visto. Tive até ocasião de provar pela primeira vez um fruto delicioso, o longan ou olho-de-dragão (Dimocarpus longan) , que é parecido com a líchia, mas quanto a mim, melhor pois é muito doce mas não tem aquele sabor floral.

Os catos e as suculentas continuam sempre a ser uma tendência e estavam aqui representados com as Suculentas do Zé e Cactijardins, e o grande especialista na produção de plantas aéreas Bromélias do Brejo, que também é o especialista que escreve para a Jardins desde sempre.

Também a Felco esteve presente pela primeira vez, com grande sucesso não só na venda das suas tesouras, mas também na limpeza e manutenção de tesouras de clientes, um serviço muito interessante.

Havia também uma grande oferta de bolbos para jardins mediterrânicos bem como as Sementes de Portugal com toda a sua fantástica gama de sementes de plantas ornamentais e aromáticas.

 

 

Na feira havia também vários artesão presentes, cestaria, joalharia, peças de madeira, sabonetes artesanais, condimentos, compotas, etc.

Também a Fernanda Botelho estava lá a fazer a apresentação do seu novo livro que é fantástico “Plantas do Mundo” e da sua nova agenda para 2024. Há sempre vários workshops, palestras e apresentações muito interessantes.

Este é de facto um evento que quem gosta de plantas e de jardinagem não pode perder.

 

Mais informações

https://mediterraneangardeningportugal.orghttps://www.sementesdeportugal.pt/https://www.jardimseco.comhttps://www.bromeliasdobrejo.comhttps://felco.com/pt_pt/https://www.limasfruits.comhttps://www.cactijardins.com

 

Gostou deste artigo? Veja este e outros artigos na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube ou nas redes sociais FacebookInstagram e Pinterest.

Exit mobile version