Revista Jardins

Flores para que vos quero!

Saiba o que plantar agora para um verão muito colorido.

Quando começa a primavera, toda a gente corre aos hortos e centros de jardinagem para comprar plantas e flores e renovar os jardins, varandas e terraços. Mas, quando chega o verão, muitas vezes os jardins começam e ficar mais secos e com menos cor, mas não há razões para isso, pois são muitas as plantas com flor que pode introduzir agora para que os próximos meses sejam muito coloridos.

ECHINACEA PURPÚREA

EQUINÁCEA

Uma herbácea de folha persistente que pode atingir um metro de altura e faz uns maciços bonitos e floridos. Muito usada também em bordaduras e vasos.

FLORAÇÃO: Primavera, verão, em tons de cor-de-rosa.

CONDIÇÕES DE CULTIVO: Zonas com muito sol, substrato bem drenado mas com matéria orgânica. Nas zonas mais frias, pode perder as folhas no inverno.

MANUTENÇÃO: Regas regulares nos períodos de calor, bastante resistente à secura. Devem ser adubadas mensalmente no período de floração, com um adubo orgânico para plantas com flor. As flores secas devem ser cortadas regularmente.

GAURA LINDHEIMERI

Uma herbácea de folha persistente que faz uns maciços floridos muito bonitos com 50-80 cm de altura. Ideal para canteiros e floreiras de baixa manutenção.

FLORAÇÃO: Primavera, verão, outono em vários tons de cor-de-rosa e branco.

CONDIÇÕES DE CULTIVO: Zonas com muito sol, substrato bem drenado mas com matéria orgânica. Não toleram frio extremo nem geadas.

MANUTENÇÃO: Regas regulares nos períodos de calor, bastante resistente à secura. Devem ser adubadas mensalmente no período de floração, com um adubo orgânico para plantas com flor. Devem ser podadas ligeiramente a seguir à floração, mas não gostam de podas radicais.

LIMONIUM SINUATUM

STATICE

Uma herbácea perene, mas que muitas vezes é tratada como anual, pois na maior parte dos locais não resiste ao frio do inverno nem às geadas. Tem uma floração exuberante e resulta bem em bordaduras floridas, jardins rochosos e vasos.

FLORAÇÃO: Primavera, verão, outono, cor-de-rosa, encarnada, azul, amarela, branca, coral, etc.

CONDIÇÕES DE CULTIVO: Zonas com muitas horas de sol direto com solo ou substrato bem drenado, pedregoso mas com alguma matéria orgânica. Tolera melhor a falta de água do que o excesso.

MANUTENÇÃO: São resistentes à secura, mas crescem mais se forem regadas regularmente. Devem ser adubadas pelo menos uma vez na primavera.

ZINNIA ELEGANS

ZÍNIA

Uma herbácea anual, com uma floração exuberante que se prolonga até ao final do verão e início do outono. Faz uns maciços floridos muito bonitos e compactos. Ideal para bordaduras floridas, vasos e floreiras.

FLORAÇÃO: Verão, outono, cor-de-rosa, encarnada, amarela, salmão e cor de laranja.

CONDIÇÕES DE CULTIVO: Zonas com muitas horas de sol direto com substrato bem rico em matéria orgânica.

MANUTENÇÃO: Regas regulares, mas deixando secar o substrato entre regas. Se plantar no jardim, deve adubar aquando da plantação. Em vaso, pode adubar mensalmente durante a floração, com um adubo líquido para plantas com flor.

SALVIA FARINACEA

Uma herbácea perene com floração exuberante que pode crescer quase até um metro de altura e resulta muito bem em bordaduras, vasos e floreiras.

FLORAÇÃO: Consegue florir muito quando plantada num local do seu agrado, podendo manter as suas hastes azuis durante os meses de primavera, verão e prolongando-se até ao outono.

CONDIÇÕES DE CULTIVO: Zonas com muitas horas de sol direto com solo ou substrato bem drenado, mas com alguma matéria orgânica. Tolera melhor a falta de água do que o excesso.

MANUTENÇÃO: Crescem mais se forem regadas regularmente. Devem ser adubadas pelo menos uma vez na primavera e outono, de preferência com um adubo orgânico para plantas com flor. É aconselhável uma ligeira poda no final da floração, para remover pelo menos as hastes florais.

PEROVSKIA “BLUE SPIRE”

SÁLVIA-RUSSA

Uma herbácea perene de folha caduca, que pode atingir 1,2 m de altura e formar maciços até um metro de largura. As suas folhas são muito aromáticas, tendo um aroma parecida com o da sálvia. No inverno, mesmo caduca é muito original pois os seus caules são quase brancos. Resulta muito bem combinada com alfazemas e astilbes e também em vaso.

FLORAÇÃO: A sua floração roxo-azulada prolonga-se nos meses de verão.

CONDIÇÕES DE CULTIVO: Gosta de zonas com muito sol, solos pobres, secos e muito bem drenados. É resistente ao ar do mar.

MANUTENÇÃO: Deve ser podada no inverno, deixando-se apenas dois ou três nós, para que regenere e floresça na estação seguinte.

SALVIA MICROPHYLLA

RAPAZINHOS

Um arbusto perene de folha persistente muito rústico e fácil de cultivar, no jardim, na horta e também em vaso ou floreira. As flores são aromáticas e têm propriedades medicinais.

FLORAÇÃO: Primavera, verão, outono, cor-de-rosa, encarnada.

CONDIÇÕES DE CULTIVO: Zonas com muitas horas de sol direto com solo ou substrato bem drenado mas com alguma matéria orgânica. Tolera melhor a falta de água do que o excesso.

MANUTENÇÃO: São resistentes à secura, mas crescem mais se forem regadas regularmente. Devem ser adubadas pelo menos uma vez na primavera e outono, de preferência com um adubo orgânico para plantas com flor. É aconselhável uma ligeira poda no final da floração.

Exit mobile version