As gardénias são arbustos de folha persistente e de crescimento lento com folhas verde-escuras brilhantes e flores brancas, cerosas com doce perfume. Surgem ao longo de toda a primavera e verão. Os contrastes das folhas verdes com as flores brancas tornam esta planta irresistível para os apaixonados pela jardinagem!
Veja o vídeo: COMO CUIDAR DE PLANTAS DE TERRAS ÁCIDAS: HORTÊNSIAS, CAMÉLIAS E GARDÉNIAS
Plantação
As gardénias devem ser plantadas em locais soalheiros, mas protegidos do sol da tarde, porque podem sofrer com o calor nos dias quentes de verão. Os solos devem ser férteis, bem drenados e de preferência enriquecidos com substrato ácido. A colocação de casca de pinheiro sobre o solo é uma boa ajuda para manter a terra húmida e fresca.
São plantas que não gostam de águas calcárias nem toleram bem o vento ou geadas. Podem ser mantidas em vaso no interior, desde que perto de uma janela com muita luz, ou no exterior, num terraço ou varanda.
Manutenção
A primeira preocupação relativamente à manutenção das suas gardénias é garantir regas regulares. Tem de se manter a terra sempre húmida, mas sem encharcar. As fertilizações regulares com adubos específicos para plantas acidófilas são muito importantes para conseguir uma abundante floração e fortalecer contra possíveis pragas e doenças.
As gardénias são plantas delicadas e é frequente vê-las com as folhas amarelas com carência em ferro por falta de adubo.
Podas
Uma poda ligeira das gardénias deverá ser realizada no início do outono e terá como objetivo principal ajudar a mantê-las com uma forma e a promover a floração na temporada seguinte.
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.