Revista Jardins

Guia para comprar plantas

comprar plantas

Para comprarmos plantas em boas condições e adaptadas às nossas necessidades e aos nossos desejos, é preciso ter em conta diversos fatores. Desde definir um orçamento a verificar o estado das raízes, há vários cuidados que pode e deve ter para garantir que faz boas compras.

Defina um orçamento e faça uma lista

Tal como quando compra móveis ou roupa, defina um orçamento que englobe as suas possibilidades de momento. Depois, procure os valores daquilo que quer comprar – na Internet ou numa primeira visita à loja -, anote as quantidades e faça a sua lista de acordo com esta informação. Se for o caso, dedique-se a fazer o orçamento para cada parte do jardim ou terraço separadamente. Comece pelas zonas que vê e utiliza mais, de perto da casa para mais longe. Não se esqueça ainda de medir o espaço.

Decida onde comprar

Pode optar por ir a um viveiro ou centro de jardinagem ou ainda fazer as compras online. Quanto a mim, a primeira é uma escolha mais segura, principalmente se for um viveiro perto da sua casa onde as plantas vão ter condições parecidas com as suas. Nos supermercados e hipermercados também já há algumas plantas à venda. Quando as comprar, tenha em atenção que estavam no interior, em ambiente protegido, e provavelmente vieram de uma estufa. Mude-as de vaso ou coloque-as na terra com um bom composto. Nos primeiros dias, proteja-as do sol ou frio intenso e regue-as abundantemente. Aproveite também as feiras semanais ou mensais que realizam em várias localidades e onde muitas vezes há plantas. Tenha atenção para não comprar impulsivamente plantas que não conhece e que não sabe se se vão adaptar à sua casa.

Atenção às etiquetas

Não se deixe levar apenas pela beleza das plantas. Veja se são compatíveis com as condições que tem. Nem sempre as plantas têm etiqueta, mas quando têm veja se há as seguintes informações:

Quando esta informação não está disponível, investigue – na Internet, em livros, revistas, etc. Não se confunda se encontrar informações distintas de autores diferentes em relação às condições de cultivo das plantas. Se um autor diz que determinada planta gosta de sol, mas outro diz que gosta de sol e meia sombra, encare este facto como positivo: significa que a planta é versátil.

Cuidados com as raízes

As raízes são da maior importância para o desenvolvimento das plantas. Siga estes passos:

Plantas em vaso

Árvores e arbustos

Estas plantas podem comprar-se:

Amores-perfeitos.

Plantas anuais

Comprar sementes

Comprar bolbos

Fotos: Sara Sousa

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Exit mobile version