Revista Jardins

Iberflora 2024

IBERFLORA 2024

 

Valencia 1-3 outubro

 

Esta é por excelência a feira do mercado Ibérico e por isso imprescindível para quem trabalha neste setor em Portugal. Com presença de algumas empresas portuguesas como a Viplant, Planta livre, Viveiros Monterosa e a Vasos Godinho. O Horto do Campo Grande ganhou o prémio do melhor Garden Center Português.

Este ano o evento estava especialmente interessante e concorrido pois coincidia com o Eurobrico e a Habitat Valencia.

 

Gardena

As novidades desta marca são muitas principalmente ao nível da rega, gostei muito do porta mangueiras automático que pode ser enterrado e que é muito prático.

O novo Aquabloom (sistema que funciona com energia solar)  que agora dá para mais plantas, até 30 plantas , pois tem uma bomba mais potente.   Foi também lançado um aspersor com programador solar que se controla pelo telefone. Há toda uma gama de novos programadores para torneiras mais simples de usar, um com 16 programas e outro com 62, com dois cabos para ir a dois sítios diferentes no jardim e sem cabos que funciona ligado a um sistema GPS e que é controlado pelo telemóvel, mas neste caso implica termos uma boa rede de internet.

 

 

Foi também lançado um novo corta- relva,  com dois sistemas de corte,  com uma lâmina mais pequena para as bordas , assim não é preciso ir com o aparador, que era sempre preciso com os corta-relvas tradicionais.

Há também várias tesouras de poda novas básicas e premium com as laminas com, power coating (para que as laminas durem mais tempo, para que a a resina não fique agarrada ás laminas).

Outra das novidades é uma nova tesoura de poda extensível até 6,5.

 

Elho

Este ano com mais de 200 novidades para lançar no mercado,  sendo a maior de todas a criação do passaporte ecológico , onde vão estar todas as informações sobre os produtos, nomeadamente a informação sobre as emissões de CO2 na produção de cada um, serão a primeira empresa do setor a fazer isto.

A partir de 2025 todos os produtos são feitos com plástico 100 % reciclado, o grande objetivo é carbono zero em 2025. A busca pelas reduções de emissões de dióxido de carbono são uma constante da equipa da ELHO.

 

 

Quanto a novidades são muitas, principalmente uma aposta em vasos de grandes formatos de várias linhas existentes, pois esta é uma das grandes necessidades do mercado.

O lançamento de uma linha especial, Premium Collection, inspirada no Japão e na Escandinávia, formas orgânicas, elegantes, intemporais, com cores clássicas como o branco, castanho, terracota. Ficam bem em vários tipos de ambiente no interior e no exterior.

O compostor caseiro é uma das grandes novidades, bem como as floreiras de varanda de tamanhos maiores, que são muito úteis pois vão permitir cultivar mais em menos espaço.

 

 

Vasos, floreiras e mobiliário

Vários stands com uma variedade grande de cestos, vimes, vasos e objetos em madeira, peças bastante interessantes.

Também vasos de grandes dimensões gostei especialmente dos da Cosapots , feitos á mão em fibra de vidro e polyester com pigmentos naturais adicionados com acabamento que parece madeira, betão, ferro, etc. de grandes dimensões, formas lindas (desenhados por arquitetos).

Também as velas para o exterior (as artificiais a pilhas) são uma grande moda e aparecem em grande numero e em grande variedade de formas, cores e tamanhos.

Na Plicosa Spain  havia toda uma oferta de mobiliário de exterior que sinto falta de ver em Portugal nos Centros de Jardinagem, que não têm uma secção de móveis de exterior como existe nos outros países da Europa. Por cá a oferta é muito limitada, o que é uma pena, pois aqui ao lado há empresas como esta com uma variedade de mobiliário de exterior enorme, de qualidade e a preços acessíveis.

As casas de madeira para jardins também são sempre uma presença e nunca deixam de ser uma tendência pois têm sempre o seu mercado especifico.

O mercado dos animais de estimação é cada vez mais tido em conta, com vários produtos específicos para eles, camas, casas, comedouros, etc.

 

 

Vasos Godinho

A presença nacional com grande destaque no setor dos vasos, uma empresa familiar que se reinventou nos últimos anos, graças á nova geração que apostou em novos produtos com um novo design. Passou a ter uma coleção de vasos e floreiras fabricadas em betão muito elegantes e que vêm dar resposta a uma necessidade de mercado.

Peças de várias dimensões, retangulares, baixos e altos, quadrados, redondos, etc, de cores neutras (branco, preto, cinzento, beije) que combinam com todos os tipos de  ambientes e de decorações.

 

 

Produção de Plantas

Este é o grande mote desta feira, com a produção espanhola em destaque, em especial palmeiras como nos viveiros:  Elche, Medipalm, etc ou árvores de grande porte com destaque para as oliveiras monumentais como no Proval, Coplant, Veraleza, Piante Faro, um produtor italiano da Sicília que irei ter oportunidade de visitar este ano na viagem da revista Jardins a esta ilha italiana e que é o maior produtor italiano e especializado em plantas mediterrânicas.

Aqui podemos encontrar todo o tipo de árvores ornamentais, de maior e menor tamanho e também todo o tipo de árvores de fruto, algumas em tamanhos mais pequenos de forma a serem  mais facilmente transportáveis.

 

 

Nos viveiros La Pacheca, estive a ver algumas das plantas de que gosto muito a Chamelaucium que a Flora Toscana comercializa em Portugal. Tive a oportunidade de conhecer o responsável  da empresa  australiana que representa novas variedades destas plantas para a Europa, Adrian Parsons  da Helix australia, e o hibridador (o pai destas plantas) Digby Growns, não só destas mas de outras que eu também gosto muito os Anigozanthos, foi mesmo muito interessante.

 

 

Há viveiros muito interessantes especializados em camélias e hydrangeas como os Viveros Juan Peixoto e a Coplant com uma grande produção na Galiza e a Sempreflora que é uma empresa de que gosto muito, primeiro porque é sempre um dos stands mais bonitos da feira, pois tem as plantas organizadas por temas, as aromáticas, as hortícolas, as flores de épocas, os tons de outono, e depois porque produz os meus cíclamenes favoritos (os Morel).

 

Produção portuguesa

A Viplant e os Viveiros Monterosa marcam sempre presença com um stand em conjunto onde apresentam o melhor da produção nacional. A Viplant grande especialista da Europa na produção de dipladenia, hibiscos e buganvílias, mas também de várias outras plantas mediterrânicas como as alfazemas, sálvias. Também os loendros e as oliveiras e os Anigozanthos fazem parte do catálogo da sua produção e estavam presentes na mostra de plantas que trouxeram.

No stand da Planta Livre estava exposta uma parte da sua mostra de produção de árvores, arbustos e herbáceas.

 

 

Fique a par de todas as notícias. Clique aqui.

 

Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no FacebookInstagram e Pinterest.

Exit mobile version