Revista Jardins

Inauguração do Parque Urbano da Quinta da Carreira

Há um novo centro verde em São João do Estoril. São 23.000 m2 revitalizados e que agora estão à disposição de todos os munícipes.

A revolução verde continua em marcha em Cascais e já chegou à Quinta da Carreira, onde foram recuperados os terrenos abandonados da antiga quinta que agora contam com um relvado amplo com 7.000 m2, uma praça pavimentada, mobiliário urbano, percursos pedonais, campos desportivos e parque de merendas.

O Parque Urbano da Quinta da Carreira traz uma nova vida a esta área urbana, conta com quatro entradas e incentiva a mobilidade leve ao permitir que a população local se possa deslocar através de um percurso com mais qualidade e segurança. Os muros de pedra foram repostos e foram instaladas pontes de madeira de ligação. Transformou-se assim num local ideal tanto para a prática desportiva, seja para corrida ou treinos nos campos de futvolei de praia, como para aproveitar momentos ao ar livre.

Situado numa área inundável adjacente à ribeira de Bicesse, o Parque Urbano da Quinta da Carreira está preparado para servir de bacia de amortecimento de cheias, uma estratégia relevante para a adaptação às alterações climáticas.

Na revitalização do espaço, ao antigo arvoredo juntaram-se mais 3600 arbustos e 65 árvores, que cumprem funções estéticas e ambientais. No caso dos arbustos, estes vão contar com rega gota-a-gota apenas para os primeiros anos até à sua instalação. Já a periferia do parque é revestida com um prado florido de sequeiro que irá marcar as estações do ano e que serve de enquadramento estético.

O Parque Urbano da Quinta da Carreira localiza-se entre o liceu de S. João do Estoril, Ribeira de Bicesse, estrada da Alapraia e urbanização da Quinta da Carreira.

Desde 2017 já foram criados 15 hectares de áreas verdes urbanas em Cascais, como novos parques como o Outeiro da Vela, Penedo e a Quinta da Carreira, e o alargamento de outros como o Outeiro dos Cucos e a Ribeira dos mochos. Em média, são plantadas 10.000 árvores em meio urbano.

Exit mobile version