Revista Jardins

Iniciativa “Devolver à Terra”: um sucesso nas escolas portuguesas

A iniciativa “DEVOLVER À TERRA” tem como objetivo promover boas-práticas ecológicas entre as nossas crianças, nomeadamente ao nível da aprendizagem da valorização de resíduos orgânicos (restos de comida das cantinas e de casa, detritos vegetais dos parques e átrios escolares, etc.) e na sua transformação em composto de grande qualidade.

Esta iniciativa recebeu mais de 200 candidaturas de escolas de todo o país, tendo sido seleccionadas 96, que cumpriam os requisitos do projeto.

Estas escolas estão distribuídas sobretudo nas regiões norte e centro do país, com 38 e 31 escolas, respetivamente. Ainda quatro escolas no Algarve, três no Alentejo e 20 pertencentes à Área Metropolitana de Lisboa.

O projeto, que tem uma duração prevista de três anos. Irá premiar cada uma das três escolas com melhor desempenho com um prémio no valor de 2.500,00€.

Estas 96 escolas contarão com equipamento e apoio técnico prestados pela ZERO e pela SILVEX. Serão feitas ações presenciais de esclarecimento/sensibilização, disponibilização de materiais pedagógicos e de informação nos portais online.

Espera-se assim, com este projeto, realçar o potencial que as escolas detêm, enquanto geradoras de resíduos, na redução do desperdício e da quantidade de resíduos encaminhados para aterro e, consequentemente, da geração de gases com efeito de estufa.

Através de acções de separação e reciclagem de resíduos orgânicos, os alunos verificarão como resíduos, sem valor aparente, podem ser óptimos para fertilizar os jardins e hortas escolares.

“Na Natureza nada se perde, tudo se transforma…”

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Exit mobile version