Revista Jardins

Jardinagem sustentável: Fertilização e rega

capa vídeo jardinagem sustentável: fertilização e rega

Duas dicas para tornar a jardinagem mais barata e sustentável: Aproveitar o desperdício da cozinha para adubar as plantas e optar pela rega gota-a-gota. Vamos explicar como usar as borras de café e as cascas de ovos como fertilizante caseiro e como instalar um sistema de rega localizada e automática.

 

Veja todos os vídeos aqui.

 

Fertilização com borras de café

 

Cuidados

Não use logo as borras após fazer o café, deixe arrefecer e espere uns dias. Use porções pequenas.

Aplicação

Pode aplicar uma colher de pó diretamente na terra aquando da plantação ou uma vez por mês, regando sempre em seguida. Em substituição, também pode fazer um adubo líquido. Basta diluir 3 colheres de borras num litro de água, esperar 2 dias, coar e regar as plantas uma vez por mês.

 

Fertilização com cascas de ovo

 

Cuidados

Deixe as cascas secar antes de usar e triture-as o mais fino possível.

Aplicação

A aplicação deve ser feita diretamente na terra. Uma colher de cascas trituradas, uma vez por mês. Regar sempre em seguida.

 

Rega gota-a-gota

Este tipo de rega permite gerir melhor a quantidade de água dispensada na rega, ajudando a controlar os custos e o desperdício. Além disso, como é um sistema automático, pode ir de férias descansado que as suas plantas irão sobreviver.

 

Como instalar

Passo 1. Colocar as pilhas e escolher um local para o Aquabloom com muitas horas de sol direto.

Passo 2. Colocar um reservatório com água.

Passo 3. Cortar o tubo que vai do Aquabloom até ao reservatório com o tamanho necessário. Colocar o filtro no tubo. [não há filmagens a fazer esta parte?] Ligar na saída “in” do Aquabloom.

Passo 4. Cortar os tubos com a dimensão certa para cada vaso e ir colocando os elementos de ligação e os gotejadores. Ligar na saída “out” do Aquabloom. Colocar um tampão no final do tubo. Colocar estacas no tubo para o fixar ao solo.

Passo 5. Programar o Aquabloom com o tempo necessário para a rega.

 

Dar vida ao jardim pode ser barato e amigo do ambiente!

 

Veja também:

Jardinagem sustentável: Dividir plantas

 

Gostou deste vídeo? Siga-nos na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube, e nas redes sociais FacebookInstagram e Pinterest.

Exit mobile version