Sicília
1 a 10 Junho
Jóias e festival de jardins mediterrânicos
A Revista Jardins convida-o para mais uma viagem exclusiva fazendo um fascinante périplo pela surpreendente ilha da Sicília, enriquecida pela vizinhança de múltiplas civilizações com diversos assentamentos urbanos, monumentos, vestígios do passado onde podemos vivenciar os sinais da História que o tempo não apagou. Complementarmente, visitaremos o Radicepura Garden Festival, sendo o evento internacional de referência, dedicado ao design de Jardins e à arquitetura paisagista no Mediterrâneo!
Percorreremos a ilha de Oeste a Este, entrando por Palermo, visitando algumas das suas jóias arquitetónicas e o jardim inglês, bem como tesouros da UNESCO, como o centro histórico de Monreale; Cefalu e a sua catedral datada do séc. XII; o famoso Vale dos Templos de Agrigento; Piazza Armerina e a sua Villa Romana Del Casale (com dos mosaicos mais bem preservados do Mundo) e ficando alojados no centro histórico Ortígia em Siracusa, visitando o Parque Arqueológico de Neopolis, com o maior anfiteatro romano da ilha.
Terminaremos em beleza, em Catânia, visitando a encantadora localidade de Taormina e seu famoso anfiteatro grego, bem como o Orto Botânico di Catania, para além dum dia completo no Festival Radicepura e seu parque botânico.
Para o seu enriquecimento cultural, teremos guias locais especializados, para além do acompanhamento do Cool Delegado Paulo Assunção e para o liderar nesta viagem, terá a companhia da nossa Diretora e Arquiteta Paisagista Teresa Chambel.
Um programa exclusivo para quem ama os belos Jardins deste Mundo, bem como as jóias da História Romana, Grega & Normanda, repleto de novas memórias inesquecíveis! Sem dúvida, um novo e tentador convite que espera por si…
Voos
Ida Lisboa:
LX.2083: 1 Jun., Lisboa, 05h55 – Zurique, 09h55, duração 3h00
LX.1742: 1 Jun, Zurique, 11h55 – Palermo, 13h50, duração 1h55
Volta Lisboa:
LH.1905: 10 Jun, Catania, 06h00 – Munique, 08h10, duração 2h10
LH.1778: 10 Jun, Munique, 11h20 – Lisboa, 13h35, duração 3h15
Ida alternativa do Porto:
LX.2061: 1 Jun., Porto, 08h40 – Zurique, 12h10, duração 2h30
LX.1744: 1 Jun, Zurique, 16h55 – Palermo, 18h50, duração 1h55
Volta alternativa do Porto:
LH.307: 10 Jun, Catania, 10h00 – Frankfurt, 12h40, duração 2h40
LH.1178: 10 Jun, Frankfurt, 13h55 – Porto, 15h45, duração 2h50
Programa
Dia 1: 1 junho (dom.)
(Porto) / Lisboa – Zurique – Palermo
Comparência pelas 04h00 nas partidas do Terminal 01, do Aeroporto de Lisboa, para formalidades de embarque no voo LX.2083 e partida ás 05h55 com destino a Zurique. Chegada às 09h55. Formalidades de trânsito para voo LX.1742 às 11h55, com destino a Palermo. Chegada á capital siciliana às 13h50. Recepção e assistência pela nossa representante local e transporte privativo até ao hotel, junto ao centro histórico da cidade. Check-in e tempo para relaxar um pouco. Pelas 17h00, saída pedestre para Tour inicial de reconhecimento da cidade.
NOTA: no caso de algum participante usar o voo do Porto, partindo às 08h40, deverá comparecer no aeroporto Sá carneiro às 06h30, tendo o custo extra de um transfere privativo de chegada a Palermo, reunindo-se com o Grupo no hotel.
Pelas 19h30, jantar de Boas Vindas no restaurante Locanda del Gusto com bebida. Alojamento no Hotel Palazzo Liberty Unique 4*.
Dia 2: 2 junho (2ª feira)
Palermo – Monreale – Palermo
Após pequeno-almoço no hotel, saída às 09h00 para realização do Walking Tour guiado, incluindo a visita aos Oratórios de Santa Cita, San Lorenz e San Domenico, terminando com visita à igreja Santa Maria dell’Ammiraglio para contemplar o seu deslumbrante interior, resultado de uma multiplicidade de estilos, tendo sido enriquecida ao longo dos séculos por diferentes povos (desde italianos, bizantinos, turcos-otomanos e albaneses), sendo Património Mundial UNESCO desde 2015. Almoço na Osteria Ballaró com bebida.
De tarde seguiremos para Monreale para visita com guia local do centro histórico, Património Mundial da UNESCO, com entrada na Duomo & Chiostro Benedettino, uma das catedrais sacras mais importantes da cultura normada italiana, dedicada a Santa Maria Nuova e construída em 1174 por ordem de Guilherme II da Sicília. Destaque para o Claustro Beneditino, pelas suas dimensões e rica decoração de mosaicos e colunas duplas, cujos capitéis são todos diferentes. Antes do regresso ao hotel, veremos ainda o Parco Piersanti Mattarella (ou Jardim Inglês de Palermo).
Pelas 20h00, jantar no Ristorante Quattro Mani com bebida, de distância pedestre. Alojamento no Hotel Palazzo Liberty Unique 4*.
Dia 3: 3 junho (3ª feira)
Palermo – Cefalu – Caltanissetta – Agrigento
Após pequeno-almoço no hotel respectivo check-out, saída às 09h00 para início do circuito em direção á zona Sul da ilha, com uma primeira paragem em Cefalu, para visita com guia local do seu centro histórico, com destaque para a sua Catedral, uma igreja católica que foi erguida a partir de 1131 (nunca tendo sido inteiramente completada), dizendo a lenda, devido a uma promessa de Rogério II da Sicília, após escapar a uma tempestade. Almoço no Ristorante Al Porticciolo com bebida.
Pelas 14h30, seguiremos o percurso atravessando a ilha em direção a Agrigento, com uma paragem intermédia em Caltanissetta, uma cidade graciosa que remota a 406 a.C. para visitarmos o seu centro histórico, com tempo livre na Piazza Garibaldi, onde está a impressionante catedral, a elegante Fonte Tritão e onde nos aguarda também uma saborosa Cool Surpresa! Pelas 18h30, continuação da rota até à zona costeira de Agrigento.
Jantar no hotel. Alojamento frente à praia, no Hotel Villa Romana 4*.
Dia 4: 4 junho (4ª feira)
Agrigento
Pequeno-almoço no hotel. Pelas 09h00, início da visita com guia local à famosa Zona Arqueológica do Vale dos Templos, um dos mais impressionantes exemplos de arte e arquitetura grega, sendo Património Mundial da UNESCO desde 1997. Veremos o Templo de Juno Lacínia (construído no séc. V a.C. e queimado pelos cartagineses em 406 a.C.); o Templo da Concórdia (datado do séc. V a.C. e depois transformado numa igreja no séc.VI), sendo dos mais bem preservados do vale; o Templo de Zeus Olímpico (construído em 480 a.C. para celebrar a vitória sobre Cartago); o Templo de Castor & Pólux (sendo hoje o símbolo da moderna Agrigento), entre outros (de Asclépio, de Héracles, do Dioscuro, de Vulcano e o Olimpeu) e o Museu. Almoço na Trattoria dei Templi com bebida.
A tarde será livre para explorar a gosto pessoal o centro de Agrigento, passeando pela Via Atenea, podendo visitar a Igreja da Imaculada e o Mosteiro do Espírito Santo (cujas freiras fazem uma deliciosa produção de doces caseiros).
Jantar no Ristorante Re Di Girgenti com bebida. Alojamento frente à praia, no Hotel Villa Romana 4*.
Dia 5: 5 junho (5ª feira)
Agrigento – Piazza Armerina – Siracusa
Após pequeno-almoço no hotel e respectivas formalidades de check-out, pelas 09h00 seguiremos em direção a Piazza Armerina, para uma visita guiada à Villa Romana Del Casale, Património Mundial da UNESCO desde 1997, sendo famosa sobretudo pela sua excepcional colecção de mosaicos que alberga, perfeitamente preservados graças a uma capa protetora de barro resultante de uma inundação antiga. Foi descoberta por Gino Gentili em 1950, sendo um palácio rural da era Tetrarquia (período tardio do Império Romano | 285-305), que provavelmente pertencia a uma figura Importante da aristocracia romana, por causa do luxo com que foi construído, bem patente nas suas 48 dependências e todas elas decoradas com mosaicos que retractavam cenas do quotidiano e/ou relacionadas com a função dessa sala, Incluindo ainda umas termas, com a palestra (ginásio romano) e as salas de banho, com o frigidarium, tepidarium e caldarium (ainda bem visíveis os fornos que serviam para aquecer as águas das piscinas e gerar o vapor da sauna. Almoço no Agriturismo Trinacia com bebida.
Às 14h30 seguiremos para Siracusa, onde visitaremos as suas famosas Catacumbas de San Giovanni (que encerram às 17h30), as maiores e mais importantes da Itália, englobando a Cripta de San Marcianao e a Igreja de San Giovanni. Construídas entre os séc. IV-V sobre os restos dum antigo aqueduto grego, estendem-se por 10,000m2, uma autêntica cidade subterrânea dos mortos, como definiu o arqueólogo italiano Paolo Orsi, sendo uma continuidade imensa de túmulos, nichos e capelas, escavados nas paredes, totalizando cerca de 10,000 sepulturas.
Terminaremos o dia, visitando uma das jóias da arte clássica, a famosa pintura de Caravaggio ‘El Seppelimento di Santa Lucia’, exposta no altar do Santuário de Santa Lucia. Datada de 1608, foi feita após a ousada fuga do Caravaggio, da prisão de Malta, sendo recebido na Sicília pelo amigo e pintor Mario Minniti, passando a ser um pintor do Senado de Siracusa.
Chegada a Siracusa e procedimentos de check-in no hotel. Jantar e alojamento no Hotel One Siracusa & Spa 4*.
Dia 6: 6 junho (6ª feira)
Siracusa – Catânia
Após pequeno-almoço buffet, saída às 09h00 do centro histórico Ortígia em direcção ao Parque Arqueológico de Neapolis, o mais antigo museu ao ar livre da Sicília. Siracusa foi fundada no Séc. VII a.C (por gregos provenientes de Corinto) e era a cidade mais importante da Sicília Grega, uma das maiores metrópoles do Mundo Clássico… e é isso que podemos reviver neste parque com 240,000m2, contendo o Anfiteatro Romano, com 140m de comprimento, é o maior Anfiteatro da Sicília e um dos maiores da Itália, onde lutavam gladiadores entre si e com animais selvagens) sofrendo com a chegada dos espanhóis no séc. XVI, que Usarem parte das pedras para fortificarem a ilha de Ortígia; o Altar de Hierão II, (o maior do Mundo Grego ainda existente, c/200m de comprimento, dedicado a Zeus e datado do séc. III a.C.); o Teatro Grego (magnânimo anfiteatro do séc.V a.C.); as Latomias (antigas pedreiras e mais tarde prisão de escravos) e o Ouvido de Dionísio (uma gruta com 65m profundidade, 23m altura e uma acústica perfeita!).
Pelas 12h00, seguiremos para a Azienda Agrícola il Biviere, junto ao Lago Biviere, antiga casa dos Príncipes Borghese, Scipione e Maria Carla, que a transformaram num jardim exótico mediterrânico, iniciando a plantação dos primeiros citrinos, sendo hoje uma quinta produtora de laranjas, limões, clementinas e toranjas com cerca de 110ha e com produção orgânica desde 1993. Regresso a Siracusa, até ao seu centro histórico, para almoço no Ristorante Il Cortile di Archimede com bebida.
Pelas 14h30, seguiremos para Villasmundo, até ao Giardino San Giuliano para visita guiada pelo guia botânico interno. Criado por Giuseppe Marchese di San Giuliano desde 1975, pelo desejo da Harmonia Sensorial, em colaboração com uma grande professora, a Natureza!
Regresso a Ortígia pelas 17h00, onde nos aguarda uma relaxante Cool Surpresa! Restante tarde livre para explorar a gosto pessoal. Jantar livre. Alojamento no Hotel One Siracusa & Spa 4*.
Dia 7: 7 junho (sáb.)
Siracusa – Catânia
Após pequeno-almoço buffet cedo no Hotel e respectivo check-out, saída às 09h30 para continuação do percurso até Catânia, fazendo uma primeira paragem para visitar o Orto Botanico di Catania (também conhecido Hortus Botanicus Catinensis) que é gerido pela Universidade de Catânia. Foi fundado pelo monge bibliotecário Francesco Tornabene Roccaforte, que nomeado titular da cátedra de Botânica em 1843, obteve da Universidade Real de Catânia, o terreno para o efeito. Projeto do arquiteto Mario Di Stefano, foi inaugurado em 1858 e hoje em dia estende-se por 16,000m2 a 75m acima do nível do mar, com solos parcialmente de origem vulcânica e parcialmente aluvial. A sua colecção é composta por diferentes colecções botânicas, tais como:
- Plantas suculentas (criada pelo próprio Tornabene, com mais de 2000 espécies);
- Palmeiras (cerca de 50 espécies diferentes);
- Arbustos e árvores diversas (alfarrobeira, dragoeiro, urze, azinheira, pinheiro, aroeira, choupo, etc);
- Endémicas sicilianas (numerosas espécies únicas nesta ilha, desde abetos a camomila Monte Gallo, tanto das montanhas como das planícies);
- Espécies exóticas (Agathis da Nova Zelândia, agave americana, cicas do México e da Austrália, a nêspera japonesa e a amoreira branca da China).
Almoço na Trattoria da Peppino com bebida. Tarde inteiramente livre para explorar o centro de Catânia a gosto pessoal, ao redor da sua avenida principal, a Via Caronda, com diversas lojinhas de todo o tipo, local ideal para alguns souvenirs sicilianos ou experimentar um gelato italiano!
Pelas 18h00, comparência no meeting-point e transporte até ao hotel. Jantar e alojamento no Hotel NH Parco Catania Degli Aragonesi 4*.
Dia 8: 8 junho (dom.)
Catânia – Taormina – Catânia
Após pequeno-almoço buffet cedo no Hotel, saída às 09h00 para visitar a encantadora localidade de Taormina. Após a logística de entrada na cidade (mudando do nosso autocarro para um Shuttle próprio público, pelo tamanho reduzido nos acessos ao topo do monte), início do Walking-Tour com guia local para conhecer o centro histórico de Taormina, cidade única edificada no topo do Monte Tauro, uma colina de pedra sobre grandes penhascos de 200m de altura, que se debruçam sobre o mar, formando grutas com pequenas praias arenosas. Esta pequena e charmosa cidade foi fundada por Andrómaco, conhecido pela sua riqueza e nobreza de espírito, reunindo todos os refugiados de Naxos, que havia sido arrasada pelo tirano Dionísio. Passou a se chamar ‘Tauromenium’ e mais tarde, Augustus, o primeiro Imperador do Império Romano acabou por expulsar todos os seus habitantes, substituindo-os por colonos romanos. Percorrer a rua principal, Corso Umberto, é como recuar no tempo… As ruínas do Anfiteatro Grego são a principal atracção da cidade, sendo o monumento mais impressionante de Taormina, construído no séc. V a.C. pelos gregos, tendo sido modificado após o domínio dos romanos, sendo usado ainda hoje para diversos eventos culturais, em especial nos festivais de Verão.
Terminaremos a manhã com algum tempo livre no Corso Umberto, para explorar as suas lojinhas e/ou visitar a Duomo de Taormina que data do séc. XIII. Às 13h00, almoço no Ristorante la Botte s/bebida.
Pelas 15h00, descida de Taormina e seguiremos de regresso ao hotel. Tempo livre para relaxar a gosto pessoal, desfrutar da piscina ou da praia. Pelas 19h30, saída com transporte privativo para Jantar no Ristorante Vuciata com bebida. Regresso pelas 22h30. Alojamento no Hotel NH Parco Catania Degli Aragonesi 4*.
Dia 9: 9 junho (2ª feira)
Radicepura Garden Festival (Riposto)
Após pequeno-almoço buffet no Hotel, transporte privativo para Riposto para um dia inteiramente dedicado à visita do belíssimo Parco Botanico Radicepura e respectivo Festival bienal, que este ano tem como tema ‘Caos & Order in the Garden’. Começaremos por visitar as estufas da família Piante Faro, onde se produzem mais de 5000 variedades de plantas mediterrânicas, em mais de 600ha de cultivo, 50ha de estufas, 330ha de plantas em vaso, através de 3000 plantas-mãe que produzem continuamente sementes e estacas. Às 10h30, seguiremos ao Parque Botânico, composto por diferentes terraços, onde faremos um Tour Sensorial, encontrando uma riqueza de espécies botânicas, por famílias, como por exemplo de Liliaceae, Xanthorrhoeaceae, Asparagaceae, catos, suculentas, agaves, algumas oriundas da Austrália, Ásia, destacando o Diamond Terrace (por causa da raridade das espécies presentes) e o Amity’s Terrace (o charme dum oásis no deserto, com a sua fonte de dez pontas e grandes árvores singulares como a famosa ‘árvore-garrafa’ de Queensland). Às 12h15, tempo de descansar, tendo sido preparada uma exclusiva recepção ao Grupo JDM, incluindo uma saborosa Degustação de Vinhos, seguindo dum Almoço Pic-Nic orgânico, em espaço a indicar dentro do Parque.
Tarde inteiramente livre para explorar o Radicepura Garden Festival 2025, a gosto pessoal. Regresso ao hotel em hora a indicar localmente, ao final da tarde. Em hora a indicar, saída em transporte privativo para Jantar Especial de Despedida (com indumentária elegante florida) no restaurante do Resort Donna Carmela 5*. Alojamento no Hotel NH Parco Catania Degli Aragonesi 4*.
Dia 10: 10 junho (3ª feira)
Catânia – Lisboa / (Porto)
Após despertar bem cedo e respetivo check-out, saída às 03h00, em autocarro privativo ao Aeroporto de Catânia, para as formalidades de embarque no voo LH.1905, às 06h00, com destino a Munique. Chegada às 08h10 e formalidades de trânsito para embarque no voo LH.1778, às 11h55, com destino a Lisboa. Chegada prevista ao Aeroporto Humberto Delgado, pelas 13h35.
NOTA: no caso de algum participante usar os voos ao Porto, partindo às 1000, terá o custo extra de um transfere privativo às 07h00, para comparecer no Aeroporto de Catânia às 08h00!
Fim da Viagem
Alojamento
PALERMO | 01-03/Jun | Hotel Palazzo Liberty Unique 4*
AGRIGENTO | 03-05/Jun | Hotel Villa Romana 4*
SIRACUSA | 05-07/Jun | Hotel One Siracusa 4*
CATÂNIA | 07-10/Jun | Hotel Parco Catania Degli Aragonesi 4*
Preços
Veja aqui o programa detalhado, preços e pacotes
Informações & Reservas
Data limite para inscrições: 31 dezembro 2024
Para reservar o seu lugar, envie email para: paulo.pinto@cooltravel.pt
Os lugares são limitados – inscrições aceites por ordem de chegada.
Depósito para confirmação: 350€ não reembolsáveis (Desconto de 50€ para inscrições até 30 novembro)
Reforço 1: 450€ até 31 Janeiro/25
Reforço 2: 1000€ até 30 Março/25 (não reembolsáveis após 1 abril/25)
Liquidação da viagem até 1 de maio de 2025
Os pagamentos deverão ser efetuados por transferência bancária para o NIB: 0033 0000 4534 4507 4540 5
Organização
Agência de Viagens CoolTravel | 212 909 390
Paulo Pinto Assunção | 937 011 198 | paulo.pinto@cooltravel.pt
Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.