Rica em vitamina C e muito doce, a laranja é um fruto que exige certas condições ambientais e de fertilização para um bom desenvolvimento. Fique a conhecer estas caraterísticas ao pormenor.
Condições ambientais
Tipo de clima: Tropical e subtropical e temperado Mediterrânico.
Solo: Adapta-se a quase todos os tipos de solo, incluindo os alcalinos (Embora o pH ideal seja entre 6-7) mas prefere os de textura ligeira ou media e profundidade entre 3 e 5 metros. Os solos mais pobres e pouco profundos e ligeiramente salinos, obtêm-se frutos com melhor qualidade.
Temperaturas: Ótimas: 23-32ºC; Min: 12 ºC; Max: 40ºC; Paragem do Desenvolvimento: 11ºC; Morte da planta: -5ºC; Integral Térmica (exigências de calor): 1600-3400ºC.
Humidade Relativa: 38-40% (baixa a média).
Exposição solar (fotoperíodo): 8 a 12 horas.
Ventos: Inferiores a 10 Km/h.
Quantidade de água: 1000-1500 mm/ano/hectare, sendo 600mm de maio a outubro; Humidade atmosférica: 38-65 %.
Altitude: Em determinados casos podem ir até aos 2000 m.
Fertilização
Adubação: Estrume (cavalo, frango ou caprinos), farinha de ossos, farinha de sangue, composto e terra vegetal e alguma cinza de madeira. Deve ser feita no outono. Pode aplicar adubo líquido à base de extrato de algas marinhas, pelo menos uma vês por mês. Pode incorporar calcário dolomítico e fosfato natural, de acordo coma as necessidades. Os estrumes devem ser incorporados no outono.
Adubo verde: Luzerna, Ervilhacas (Vicia sativa), garroba (Vicia monanthos), o gero (Vicia Ervilia), a fava cavalinha (V .faba L ssp. Minor Alef), o Chícharo de Torres (Lathyrus Clymenum), o feijão-bezugo (Vigna sinensis), mostarda, aveia, azevém, trevos, tremoceiro, tremocilha, entre outros. Devem ser semeadas no outono, para serem enterradas quando atingirem a floração, caso seja possível.
Exigências nutritivas: 3:1:5 ou 2:1:3 +Ca (3 de azoto 1 de fósforo: 5 de potássio mais cálcio).
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.