Câmara de Cascais usa sistema “walkthrough” para escutar e analisar, ao vivo, as situações mais problemáticas e, assim que possível, propor soluções. Encontros marcados para 24 de junho e 1 de julho em Cascais e Alcabideche
“Que problemas identifica no espaço público? Na sua rua, zona em que trabalha ou estuda há passeios muito estreitos ou remates que deixam a desejar? Postes e caixotes que são verdadeiros obstáculos? Mais do que criticar, venha identificar. Junte-se a Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, e venha identificar situações pontuais, ou de fundo, cuja correção pode melhorar o espaço público e, consequentemente, a nossa vida.“
Foi este o desafio lançado aos munícipes do concelho para se inscreverem em dois encontros presenciais com o vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Miguel Pinto Luz, e equipas técnicas da autarquia. “Queremos tornar o nosso território mais inclusivo, liberto de barreiras arquitetónicas, dando voz aos cidadãos que diariamente sentem a hostilidade de uma cidade que nem sempre consegue responder, no momento oportuno, aos seus anseios”, salienta o vice-presidente que, com este convite aos cidadãos pretende abrir a problemática da gestão do espaço publico a todos, em particular à população mais vulnerável em matéria de mobilidade.
Ao identificar pontos problemáticos, pretende-se derrubar barreiras sobretudo nos locais onde se regista forte pressão ao nível dos percursos pedonais. A proposta convida grupos de pessoas a percorrer informalmente as ruas e ruelas, tomando nota das situações que condicionam a mobilidade das pessoas em tempo real. Com este sistema “walkthrough”, a autarquia quer escutar e analisar, ao vivo, as situações mais problemáticas e, assim que possível, propor soluções.
Ao todo vão realizar-se dois encontros, em Cascais e Alcabideche, com inscrição prévia. Cada encontro tem a duração de cerca de três horas ao longo das quais os participantes vão percorrer a zona circundante ao ponto de encontro e assinalar as situações a melhorar.
Além destes encontros públicos, importa referir que, 365 dias por ano, 24 horas por dia, os cidadãos têm ao seu dispor a FIXCascais, uma ferramenta que permite reportar situações na via pública. No computador, ou descarregando a APP para o seu telemóvel, esta ferramenta permite incluir imagens e a geolocalização para uma intervenção mais rápida. A FIX Cascais permite ainda acompanhar o processo até à resolução da situação identificada.
Datas:
24 de junho | 09h00 | Cascais – Ponto de Encontro: Praça 5 de Outubro, em frente aos Paços de Concelho
01 de julho | 09h00 | Alcabideche – Ponto de Encontro: Praceta do Moinho, n.º 6, em frente à Junta de Freguesia de Alcabideche
Pode inscrever-se aqui.
Fique a par de todas as notícias. Clique aqui.
Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.