Revista Jardins

Método biológico: cultura da toranjeira

Originária do sudoeste asiático, a toranjeira teve enorme sucesso apesar do travo amargo.

Factos históricos:

Deve ter tido origem na mutação de um gomo de pomelo ou pode ter sido um híbrido entre um pomelo e uma laranja. Foi descrito pela primeira vez em Barbados (Índias ocidentais), em 1750, por Griffith Hughes, que lhe deu o nome de “fruto proibido”.

James Fayden no seu livro “Flora da Jamaica”, em 1837, atribui-lhe o nome de C. paradisi (Paraíso), que foi dedicado ao local de origem na Jamaica.

O nome “Grapefruit”, termo utilizado em Inglaterra e nos Estados Unidos, teve origem num botânico chamado John Lunam, que provou o fruto e disse que sabia a uvas (grapes). Em 1885, foi introduzida no mercado americano e, apesar do seu travo amargo, teve enorme sucesso (especialmente em Nova Iorque, sendo apenas ultrapassada pela batata, alface, laranja e maçã e ainda hoje é muito consumida ao pequeno almoço em sumo. Os principais produtores são os Estados Unidos e a China; na Europa é a Espanha.

Descrição:

Árvore pequena que pode alcançar 5-10 m de altura, vigorosa, de copa densa e esférica com folha permanente. As folhas são maiores que a laranjeira doce e as flores são brancas. A toranjeira, começa a produzir aos 3-4 anos e tem uma vida produtiva de 22-30 anos.

Polinização/fecundação:

São hermafroditas, não precisando de ter varias variedades para dar frutos. As flores aparecem na primavera, desde Março até Abril. Mais de 80 % da polinização deve-se as abelhas e outros insectos (entómofila).

Ciclo biológico:

No nosso clima a floração ocorre na Primavera e os frutos são colhidos no final do Outono até ao princípio do Inverno.

Variedades mais cultivadas:

Existem dois grandes grupos de variedades, as de polpa vermelha, as de polpa amarela alaranjada.

As principais cultivares são: “Marsh’s seedless”; “Ruby Red”; “Duncan”; “Mc Carty”; “Paraíso” “Flame”; “Red Blush”; “Foster”; “Oroblanco”; “Red Marsh”; “Texas Star”: “Hirado”; “Thompson”(polpa rosada); “Pink Marsh”(Polpa rosada); “Star Ruby”; “Red seed”; “Burgundy”;”Henderson”; “Ray Ruby”; “Rio Red” e “Triumph”.

Parte comestível: O fruto de cor amarelo – alaranjado e forma oval – achatada de polpa da mesma cor ou alaranjada avermelhada. O fruto pode pesar 1Kg.

Condições ambientais

Tipo de Clima: Tropical e Subtropical e temperado Mediterrânico.

Solo: Adapta-se a quase todos os tipos de solo, incluindo os alcalinos (Embora o pH ideal seja entre 6-7) mas prefere os de textura arenosa e profundidade entre 3 e 5 m. Nos solos mais pobres e pouco profundos e ligeiramente salinos, obtêm-se frutos com melhor qualidade.

Temperaturas: óptimas: 25-31ºC Min: 12 ºC Máx: 50ºC.

Paragem do desenvolvimento: 11ºC

Morte da planta: -5ºC.

Humidade relativa: 38-40%.

Exposição solar: 8 a 12 horas.

Ventos: Inferiores a 10 Km/h.

Quantidade de água: 1000-1500 mm/ano, sendo 600 mm de Maio a Outubro.

Humidade atmosférica: 65-85 %.

Fertilização

Técnicas de cultivo

Entomologia e patologia vegetal

Colheita e utilização

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Exit mobile version