Estas flores são uma das principais razões por que gosto dos jardins no inverno…
Sou cada vez mais apaixonada por ciclâmenes, pela sua variedade, pela forma e cor das flores, pela forma e cor das folhagens e, agora que descobri que alguns têm aroma, ainda fiquei mais fascinada. Este ano, a Morel lançou o Absolu de Morel, o primeiro ciclâmen com aroma do mundo, e este, posso assegurar, é algo de extraordinário, pois pude cheirá-lo em Angers em setembro, quando visitei o Salon du Vegetal pela primeira vez e conheci os produtores de ciclâmenes Morel. Fiquei absolutamente rendida.
Quem são os produtores de ciclâmenes Morel?
Em 1919, Pierre Morel criou um viveiro em Châtillon-sur-Chalaronne, onde começou a produzir ciclâmenes, prímulas e vegetais em geral. Na época eram precisos 18 meses para produzir um ciclâmen até ele estar pronto para ser comercializado. Hoje em dia, com as novas tecnologias, o período de produção dos ciclâmenes reduziu-se para seis a oito meses. Nos anos 1930. Pierre de Morel ganhou um prémio num concurso de flores em Lyon com os ciclâmenes. A partir dessa época, ficou fascinado com as cores das florações destas plantas, e a preocupação com a variedade de cores da floração passou a ser uma das imagens de marca dos viveiros Morel até hoje.
Desde os anos 1960, Charles Morel, filho de Pierre Morel, especializou-se na produção de ciclâmenes de flores grandes, gigantes e colossais, em tons exuberantes de encarnado que passaram a ser muito populares no mercado, pois, além de serem muito bonitos, eram também muito resistentes.
Nos anos 1970, os quatro filhos de Charles Morel continuaram com o legado do pai, modernizando-o e transformando-o ao nível da produção, investigação de novas variedades, internacionalização, passando a vender as suas plantas em muitas dezenas de países do mundo. Transformando-o na grande referencia que é hoje como o maior produtor de ciclâmenes a nível mundial, com mais de 300 variedades disponíveis anualmente em catálogo que estão presentes em 70 países, incluindo em Portugal.
O ciclâmen (Cyclamen persicum) é das plantas em vaso mais comercializadas, principalmente porque é das poucas plantas com floração exuberante, variada e muito colorida no outono e inverno.
A sua floração é muito original, sofisticada e variada, pois pode ser grande, pequena, média, gigante, lisa, enrugada, crispada, os tons variam
entre toda a paleta de cor-de-rosa, encarnado, bordeaux, violeta, fúchsia, magenta e branco, dos tons mais intensos aos mais suaves.
São plantas que gostam de temperaturas mais frescas, de locais mais sombrios; o outono e o inverno são as suas estações favoritas, embora não aguentem frios extremos. No calor pode desaparecer a parte aérea, mantendo-se o bolbo e quando as temperaturas voltam a ficar mais amenas volta a desenvolver-se a parte aérea.
São plantas que gostam de solos bem drenados, ricos em matéria orgânica, regas regulares e fertilizações quinzenais ou mensais no período de floração.
Aconselho durante o período de floração a utilização (mensal ou quinzenal) de um adubo líquido orgânico para plantas com flor ou húmus de minhoca, pois as plantas vão agradecer.
São plantas que não passam normalmente os 30 cm de altura nem os 30 cm de diâmetro, pelo que devem ser plantadas bastante próximas em floreiras ou vasos para fazerem um efeito bonito.
Quando em canteiro devem estar com o afastamento máximo de um palmo para permitir o efeito de tapete de florido. Podem usar-se variedades e cores diferentes para se criarem maciços multicolores ou apenas uma cor ou variedade se quisermos apenas uma mancha contínua. Podem ser também usados em pequenos apontamentos de vasos ou floreiras. As variedades Morel são especialmente originais e resistentes, pois, como são desenvolvidas desde sempre no sul de França, são muito mais resistentes ao calor e as suas florações duram muitas vezes até ao verão mesmo nas regiões mediterrânicas.
Dentro das 300 variedades, foram selecionadas algumas mais bem adaptadas às condições em Portugal no entanto no site podem ver toda a variedade disponível.
Há seis séries de plantas diferentes para todo o tipo de aplicações e necessidades. A Smartiz, com as flores mais bonitas e com a maior densidade de flores por metro quadrado. A série Métis, com as plantas mais resistentes a fungos, nomeadamente a Bothrytis e com uma folhagem mais compacta e com as flores em forma de coroa. A série Tianis é conhecida pela longa duração das suas florações e pela sua folhagem resistente.
A série Midi, com a variedade Abanico ou Indiaka, é muito procurada pelas suas florações exuberantes e duradouras, com cores contrastantes e folhagens prateadas muito resistentes. A série Hálios tem plantas com flores muito grandes, recortadas e com duração longa. A série Latinia tem florações com cores muito originais e duradouras.
SMARTIZ FANTASIA FUCHSIA
Uma planta muito compacta que existe com a flor pequena, média e grande. Cresce até 20-24 cm de altura e diâmetro. É fácil de cuidar, pois é resistente e não muito exigente em cuidados de manutenção.
ABSOLU DE MOREL
Esta é uma das grandes novidades de 2023, o ciclâmen perfumado, com um aroma absolutamente extraordinário, além de ter uma flor linda, branca, debruada a lilás.
Esta planta é da mesma dimensão e cor da variedade Metis Vitoria e tem o mesmo comportamento. Tem uma floração que começa no outono e se prolonga no inverno e primavera. Trata-se de uma planta compacta e redonda com 18-20 cm de altura e de diâmetro.
METIS FUCHSIA
Planta muito resistente a fungos, floração desde o outono até ao final do inverno. Tolerante ao frio e a exposição solar desde que não muito intensa. Cresce de 24 cm a 26 cm em altura e diâmetro. Pode ser usada também no interior.
INDIAKA
As séries Indiaka têm florações exclusivas, originais e espetaculares, em tons de cor-de-rosa, magenta, salmão, vários tons de roxo, fúchsia, plantas com flores de três tamanhos diferentes, pequenas, médias e grandes. São plantas resistentes e com uma floração prolongada ao longo do ano.
MIDI + ROSE VIOLET
Estas são das plantas mais resistentes para o exterior e das que toleram as temperaturas mais altas. As cores são muito brilhantes, e as plantas são robustas. Produzem muitas flores que contrastam muito com o verde-escuro da folhagem, a floração é longa prolonga-se do outono até ao final da primavera. Há vários tons, cor-de-rosa, roxo, fúchsia, salmão, branco, violeta e encarnado.
LATINIA SUCCESS ROSE CLAIR
Estas cores pastel são uma tendência e uma novidade que vieram complementar a série. A flor tem um tom cor-de-rosa-pastel mas com um “olho” de um tom cor-de-rosa mais escuro, o que faz um contraste muito bonito. Esta variedade tem uma floração muito abundante e a planta tem uma forma arredondada e compacta muito ornamental, com cerca de 30-32 cm de altura e diâmetro.
MIDI + ROUGE VIF, ROSE À OEIL, VIOLET VIF, FUCHSIA VIF
Esta combinação em canteiro, vaso ou em floreiras de diferentes cores dos ciclâmenes da variedade Midi +, que é das variedades mais resistentes, com as cores mais brilhantes. Podem ser usados no exterior e no interior, têm florações longas, etc. Podem transformar qualquer varanda, terraço ou jardim no inverno num espaço cheio de cor e alegria.
Pode encontrar este e outros artigos na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube, e nas redes sociais Facebook, Instagram e Pinterest.