Recentemente, a aromaterapia é um ramo da fitoterapia recomendado devido aos seus inúmeros benefícios para a nossa saúde física e mental. O interesse por aromas e essências já remonta às civilizações como a egípcia, a chinesa ou a greco-romana, que, no passado, já faziam uso de óleos, incensos e perfumes em rituais de cura espiritual.
Os aromas são partículas libertadas por algumas substâncias vegetais ou animais detetáveis através do olfato e que também estão intimamente ligadas à memória. É conhecido que o olfato é responsável por nos transportar a lembranças de momentos, lugares e pessoas. Quem se esquece do cheiro dos livros novos da escola, do cheiro da cola ou do cheiro da terra molhada depois de uma chuvada? Segundo estudos, a inalação de aromas transformados em óleos essenciais estimula o sistema nervoso sensorial e por sua vez é bastante eficaz no tratamento de doenças físicas e emocionais.
Os benefícios são vários, como o alívio dos sintomas de ansiedade, insónia, dor, depressão, ou seja, todas as reações do cérebro que levam a uma alteração de humor benéfica. Neste artigo vamos explorar uma variedade de aromas que pode plantar na sua varanda, usufruindo em primeira mão da explosão de aromas que cada planta emana naturalmente: