Quando tem um apartamento ou uma casa pequena, ou uma casa sem jardim, optar por um compostor bokashi é uma excelente opção para fazer a sua compostagem doméstica.
Este tipo de compostor oferece vários benefícios para quem deseja ter um sistema de reciclagem de resíduos orgânicos em casa. Muitas vezes as pessoas não fazem a sua compostagem em casa com medo dos cheiros e porque acham que vai demorar muito tempo. Com este tipo de compostagem, não há cheiros e é muito rápido!
Vantagens do compostor Bokashi
O processo é mais rápido e eficiente. O bokashi permite decompor resíduos orgânicos em apenas duas a quatro semanas, o que é um processo muito mais rápido que aquele que demora uma compostagem tradicional.
Quando feito corretamente, o bokashi não produz cheiros desagradáveis, tornando-o ideal para utilização em apartamentos ou espaços pequenos.
O composto final é um adubo verde excelente para as plantas melhorando a estrutura e fertilidade do seu jardim, horta ou plantas em vaso. Ao optar por fazer a compostagem bokashi em casa, estará a adotar uma prática sustentável que não só beneficia o ambiente, mas também proporciona um valioso recurso para o seu jardim ou plantas de interior. Além do composto sólido, o bokashi produz um fertilizante líquido altamente nutritivo para as plantas.
Ao compostar os resíduos orgânicos em casa, reduz-se significativamente a quantidade de lixo produzida, ajudando a reduzir a emissão de gases de efeito estufa associados à decomposição de resíduos orgânicos em aterros.
Bokashi
O nome Bokashi tem origem japonesa e possui dois significados muito interessantes:
“Diluir ou dissolver”
“Composto orgânico”
O termo reflete a natureza do próprio composto, que é um método de fermentação de matéria orgânica de origem oriental. No Japão, o nome descreve precisamente o processo de transformação de resíduos orgânicos em um adubo nutritivo.
Como usar o kit de compostor Bokashi
Pode adquirir um kit de compostor Bokashi que vem com tudo o que precisa para iniciar o seu processo. Como usar?
- Antes de colocar os resíduos no compostor polvilhe com 20 g de ativador biológico.
- Depois, coloque no interior os resíduos biológicos.
- Adicione 20 g de ativador a cada camada de resíduos.
- Feche o compostor com a tampa hermética.
Agora é só esperar que fique pronto a usar como um excelente adubo.
Sponsored by Bruga
Gostou deste artigo? Veja este e outros artigos na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube ou nas redes sociais Facebook, Instagram e Pinterest.