Revista Jardins

Os morangos

morangos

 

Os morangos são um dos frutos mais apreciados no mundo. São plantas de fácil cultivo, indicadas para qualquer principiante que queira cultivar alguns frutos no seu quintal ou mesmo numa varanda ou floreira.

 

Os morangos que atualmente consumimos são originários de híbridos que foram criados em França no século XVIII, resultado do cruzamento de duas espécies de morangueiros do continente americano, a Fragaria virginiana e a Fragaria chiloensis. As plantas resultantes deste cruzamento são chamadas Fragaria x ananassa e os seus frutos são muito maiores e mais saborosos do que aqueles que já se conheciam, como o morango-alpino (Fragaria vesca), que foi perdendo popularidade, sendo hoje pouco cultivado. Rapidamente a França e Inglaterra tornaram-se os principais produtores de morangos, desenvolvendo inúmeras variedades, que em pouco tempo alcançaram grande sucesso junto de agricultores e consumidores.

Atualmente, a China, os EUA, a Turquia, o México, o Egito e Espanha são os maiores produtores mundiais e a produção concentra-se geralmente em países de clima temperado, embora existam também produções de relevo em países como o Brasil, a Argentina e o Chile.

 

Origem: Zonas temperadas da América do Norte e do Sul.

Altura: Rasteiros.

Propagação: Geralmente através de estolhos, mais raramente por semente.

Plantio: Fim do inverno e primavera.

Solo: Solos férteis, leves e que retenham humidade, com pH algo ácido.

Clima: Rústicos em Portugal.

Exposição: Sol, em zonas sem geadas.

Colheita: Depende de a variedade ser remontante ou estival.

Manutenção: Poda, regas, mondas, sachas.

 

Veja o vídeo:

Frutos vermelhos… o essencial

 

Cultivo e colheita

Os morangueiros são plantas de fácil cultivo, indicadas para qualquer principiante que queira cultivar alguns frutos no seu quintal ou mesmo numa varanda ou floreira. Existem no mercado vasos e floreiras próprios para o cultivo de morangueiros, que evitam que os morangos fiquem encostados ao solo e possam apodrecer ou ser atacados por pragas; em plantações comerciais utiliza-se geralmente plástico para esse efeito. Estas plantas preferem solos ácidos, com um pH entre 5,3 e 6,2.

A maneira mais comum de propagar os morangueiros é através dos estolhos, caules aéreos horizontais que dão origem a novas plantas. Quando a nova plantinha enraíza, o estolho seca. Assim, deforma fácil se conseguem mais algumas plantas. Os morangueiros ditos estivais, ou de verão, produzem uma vez por ano, numa data entre abril e julho, e os morangueiros remontantes produzem continuamente durante o verão e parte do outono. Podemos escolher num centro de jardinagem ou noutro ponto de venda aqueles que melhor se adaptam aos nossos objetivos. As variedades mais comuns em Portugal são a ‘Diamante’, a ‘San Andreas’, a ‘Albion’, a ‘Tentação’ e a ‘Ventana’.

 

Veja o vídeo:

Jardinar em Casa #13: Cultivar Morangueiros em Floreira

 

 

Manutenção

As principais operações de manutenção dos morangueiros são as sachas e mondas, as regas e a adubação. Para mantermos a humidade do solo e evitarmos o aparecimento de plantas indesejadas podemos cobrir o solo com palha, um procedimento tradicional no cultivo dos morangueiros. Após a colheita, podemos cobriras plantas com a palha e pegar-lhe fogo. O fogo irá consumir as folhas secas, eliminar as doenças e pragas e promover o crescimento de novas folhas. Aconselha-se cultivar os morangueiros da forma mais natural possível, evitando ao máximo o uso de produtos sintéticos.

As sachas e mondas devem ser efetuadas com cuidado, pois os morangueiros têm raízes relativamente superficiais. A adubação pode ser feita com estrume bem curtido de vaca ou de cavalo. Nos meses quentes, as regas impõem-se e é necessário que o solo seja bem drenado.

 

Pragas e doenças

De entre as frutas mais fáceis de cultivar, os morangos não são das mais resistentes a pragas e a doenças. Temos de estar sempre vigilantes e atentos; mais vale agir sempre tendo em mente a prevenção e o combate precoce. Além de pragas e doenças, o encharcamento também é prejudicial para as raízes e para os frutos.

Os morangueiros são plantas sensíveis ao ataque de vários animais e também de doenças. Muitas e variadas pragas podem atingir este fruto. Entre elas encontram-se os caracóis, as lesmas e os pássaros. São apenas alguns dos animais que costumam alimentar-se de morangos, fazendo grandes razias na produção. Afídeos, aranhiços-vermelhos, traças, tripes e moscas-da-fruta são pragas que causam danos nas plantações de morangueiros. O míldio, entre outras doenças fúngicas, os nematodes e variados tipos de podridões atacam as folhas, as raízes ou os frutos.

 

Propriedades e usos

Os morangos são das frutas mais populares, sobretudo nos meses de primavera e início do verão, em que o seu consumo é bastante alto, ao natural. São dos frutos mais apreciados pelas crianças. Além disto, são cada vez mais utilizados pela indústria alimentar para serem transformados e vendidos sob a forma de sumos, iogurtes, compotas e também entram na preparação de chocolates, bolos e outros doces.

Os morangos são ricos em vitamina C e emvitamina B9, com quantidades residuais de vitaminas dos complexos B, E e K e em minerais como manganês, potássio e magnésio. É um dos chamados “frutos vermelhos”, conhecidos pela sua riqueza em antioxidantes. É também uma fruta baixa em calorias, o que a torna uma escolha ideal para dietas saudáveis. São muitos benefícios que, contudo, são prejudicados pelo cultivo industrial em estufas deste fruto, produzindo frutas de pior qualidade devido às grandes quantidades de fertilizantes sintéticos e de pesticidas utilizadas. Além dos usos alimentares, o morango é também cada vez mais utilizado para a indústria de cosmética e perfumaria.

 

Leia também:

Os limões

 

Gostou deste vídeo? Siga-nos na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube, e nas redes sociais FacebookInstagram e Pinterest.

Exit mobile version