Revista Jardins

Ōtākaro Orchard, uma inovadora cidade verde na Nova Zelândia

O Ōtākaro Orchard faz parte de uma visão de reconstrução e nova concepção de um espaço público, e é por isso um projeto âncora único, sustentado nos esforços e ideias de toda a comunidade da região.

Co-criado pela população e algumas indústrias locais, o Ōtākaro Orchard é assim um centro de aprendizagem para o cultivo de produtos hortícolas e frutícolas, um centro de informações sobre alimentos de origem local, com restaurantes, escritórios e espaços para eventos integrados no espaço verde.

Em torno desta urbe verde é que se encaixará este jardim comestível gratuito, bem como uma sala de aula, anfiteatro ao ar livre e um novo jardim bem no coração da cidade.

FASE 1: HORTA COMUNITÁRIA

Um Jardim Comestível, com uma “floresta pública de comida”, vários canteiros de ervas e vegetais. Conterá uma variedade de técnicas de cultivo, espaço para workshops educativos e anfiteatro ao ar livre para reuniões e eventos públicos.

FASE 2: CENTRO ALIMENTAR LOCAL

Um Centro e Restaurante de Informação Alimentar, localizado num edifício sustentável de ponta.

FASE 3: ESTUFA DOMO

Uma cúpula que funcionará como espaço interno para produção de produtos hortícolas e frutícolas, e também como sala de aula — um lugar onde as condições permitirão cultivar produtos tropicais como as bananas!

PARTILHA DE COMIDA

Com mais de 100 espécies vegetais comestíveis, o Ōtākaro Orchard produzirá 1000 kg de produtos frescos por ano. Estes ficarão à disposição dos populares e visitantes do espaço.

CONHECIMENTO CRESCENTE

O Ōtākaro Orchard é um local e paisagem criados para a aprendizagem, onde se podem cultivar, cozinhar e aprender a preservar frutas e vegetais. Os especialistas da comunidade compartilharão os seus conhecimentos, ensinando-nos assim de onde vem a nossa comida e como cultivá-la na nossa pequena varanda ou quintal.

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL

O edifício inclui telhados verdes, energia solar, tanques para recolha da água da chuva, reciclagem de águas residuais, casas de banho adaptadas à compostagem; e foi construído com materiais quase exclusivamente não tóxicos.

UMA VERDADEIRA EMPRESA SOCIAL

Uma vez construído, o Ōtākaro Orchard Hub será auto-financiado. Cria-se assim um novo modelo que poderá fornecer estes bens a instituições de caridade e receber esse apoio e mão-de-obra em troca, criando atalhos no que seria todo um cadeia de distribuição tradicional.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Exit mobile version