Em outubro propusemos aos nossos leitores mais um desafio: praticar o Treespotting, ou seja, encontrar determinadas espécies de árvores num jardim ou numa rua em qualquer ponto do país. Este foi desafio de outubro:
Quem sou eu?
“Sou uma espécie originária das regiões costeiras da Califórnia, nos Estados unidos da América, e sou muito famosa porque tenho um recorde absoluto: pertence-me a árvore mais alta do mundo, com cerca de 115 m de altura (o equivalente a um edifício de 30 andares!). E, obviamente, vivo muito tempo, vários séculos, podendo chegar aos 2000 anos. Em Portugal, também me dou bem e podem encontrar belos exemplares com mais de 40 m de altura (ainda jovens, só com 100 anos aproximadamente…). Procurem-me na Mata do Buçaco ou no Parque da Pena.
Certamente já me descobriram, mas posso ainda acrescentar que sou gimnospérmica, com folhas muito estreitas e pequenas, verde-escuras aplanadas. Não perco a folhagem totalmente e tenho pequenas estruturas reprodutoras (não são propriamente flores) chamados estróbilos (com pólen) e pinhas (com sementes). A minha casca é avermelhada, muito espessa e fibrosa, para me proteger das condições exteriores.”
Solução da árvore mistério do mês: Sequoia Sempervirens (D.Don) – Sequóia
Vencedor: Eva Malainho
Outros participantes
Parabéns à vencedora e um muito obrigada a todos os participantes.
Não perca o passatempo Treespotting todos os meses na sua Revista Jardins.
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.