Fique a conhecer as principais características desta praga e saiba como pode combatê-la.
Praga
Percevejo da couve (Eurydema ornatum L. e E. festivum L.).
Características
É um inseto de forma oval e tamanho médio, que pode ter a cor amarela, vermelha, preta ou branca. O adulto mede 7-10 mm de comprimento.
Ciclo biológico
Passa o inverno no estado adulto, refugiado em abrigos naturais (troncos, folhas, pedras, etc.). Na primavera, as fêmeas são fecundadas e colocam os ovos cilíndricos, alinhados em pequenos grupos (cerca de 12 ovos), na página inferior das folhas das couves. Este procedimento repete-se 4-7 vezes em vários locais da planta até atingir um total de 48 a 84 ovos. Ao fim de 9-11 dias nascem as larvas que ficam algum tempo nas cascas dos ovos antes de os abandonarem. Em junho atingem a fase adulta e em julho voltam a copular e a colocar mais ovos, dando assim origem à segunda geração que termina em agosto com a chegada à fase adulta.
Plantas mais sensíveis
Couves, mostarda branca, nabos e nabiças, mas também em cereais e batatas.
Danos
São mais sensíveis em couves jovens, acabadas de plantar. Devido às picadas, nota-se um irregular crescimento das plantas e o aparecimento de manchas ou pontos claros no limbo das folhas.
Combate biológico
Prevenção/aspetos agronómicos
Retirar o percevejo manualmente; Plantar mostarda branca para atrair os percevejos e ser mais fácil a captura; realizar rotações de 4-5 anos; limpar as ervas daninhas, especialmente as cruciferas.
Luta química biológico
Aplicação de inseticidas com piretro.
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.