Na Madeira, em setembro, a vindima estende-se da beira-mar aos píncaros da ilha.
Até aos 600 metros de altitude, são apanhados os cachos das diferentes castas de vinhas para a produção de vinhos licorosos e de mesa.
Daí para cima, mas especialmente a partir dos 1000 metros de altitude, são colhidas, uma a uma, as uvas-da-serra.
Os frutos a que os madeirenses chamam uvas-da-serra não são, de facto, uvas e as plantas que as produzem nem sequer pertencem à família das videiras.
As uveiras-da-serra (Vaccinium padifolium) são arbustos perenifólios, endémicos da Madeira, que chegam a atingir cinco metros de altura e integram a grande família das Ericáceas.
As folhas
As folhas são elíptico-lanceoladas, com as margens serrilhadas. Nas plantas que vivem no interior da Laurissilva, são verdes-tenras. As plantas da vegetação arbustiva do quarto andar fitoclimático, muito mais expostas à radiação solar, possuem folhas mais pequenas e com uma cor que varia do verde-escuro ao avermelhado.
Os frutos
Os frutos, bagas ovoides com aproximadamente 1 cm de comprimento, apresentam uma tonalidade negro-azulada quando maduros.
As plantas das maiores altitudes são as que produzem mais flores e frutos.
As flores
As flores campanuladas são brancas-esverdeadas, nos ambientes de sombra, e branco-avermelhadas, nos locais com boa exposição solar.
Propriedades das uvas-da-serra
Em boa verdade, as uvas-da-serra são mirtilos. Mirtilos com fisionomia e propriedades que os distinguem dos congéneres continentais, devido ao isolamento de milhões anos e às condições edafoclimáticas.
As uvas-da-serra são agradáveis quando consumidas em fresco e produzem uma compota muito saborosa, que, segundo a tradição popular, é bom remédio para a tosse e o catarro.
Mas não se ficam por aqui as virtudes medicinais destes frutos.
Nas décadas de 60, 80 e 90 do século passado, foram exportados para um laboratório farmacêutico francês, com o objetivo de fabricar um medicamento oftalmológico.
B.I.
Nome científico: Vaccinium padifolium
Nome vulgar: Uveira-da-serra
Porte: Arbusto
Família: Ericaceae
Origem: Madeira
Morada: Laurissilva e formação arbustiva do quarto andar fitoclimático
Fotos: Raimundo Quintal
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.