Revista Jardins

Plantas aliadas à poupança de água

Sendo apologistas de aumentar a área verde e pensando no equilíbrio do nosso planeta, somos também responsáveis por tomar medidas sustentáveis e eficientes sobre o uso de água.

É inegável que a água é um dos bens mais valiosos do nosso planeta. Segundo um recente estudo elaborado pela Fundação Calouste Gulbenkian, 75% do total utilização da água em Portugal é feita pelo sector agrícola. Um número muito distante da média da União Europeia (24%). É urgente estarmos sensibilizados para o facto de se tratar de um recurso natural finito.

Como podemos melhorar a gestão da água nos nossos jardins e varandas:

1. Na eventualidade de ter um jardim grande, deverá ter um medidor e sensor de humidade, para gerir bem a área necessária a regar.

2. Apostar num sistema de rega por gotejamento, localizada ou subterrânea.

3. Apostar em plantas xerófitas na sua varanda e até mesmo no interior da sua casa.

Plantas xerófitas

As plantas xerófitas são plantas que sobrevivem em ambientes com pouco água. A sua fisiologia tem características capazes de armazenar água (parênquimas) por muito tempo e ainda possuem estruturas que reduzem a evaporação. As mais conhecidas são os catos e todas as variedades que possuem espinhos. São plantas que têm poucas folhas.

Portanto, a aposta em plantas xerófitas só tem pontos a favor: são plantas amigas do planeta, dentro da temática de poupança de água, económicas quanto à sua manutenção e ainda recomendadas para espaços pequenos como é o caso dos terraços e varandas. São espécies muito resistentes e de boa adaptabilidade às condições adversas. Opte por plantas xerófitas alternadas com xerófitas com flor, uma boa solução e muito amiga do ambiente. Deixamos-lhe aqui algumas sugestões:

1. Aloe vera
2. Kalanchoe blossfeldiana (flor-da-fortuna ou da felicidade)
3. Agave angustifolia
4. Lithops (planta-pedra)
5. Seduns

Nada como o verão para percebermos a importância da água, evitemos a sua escassez e apostemos em plantas xerófitas para compor os terraços e varandas!

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Exit mobile version