Revista Jardins

Plantas para esta época

Saiba o que escolher para que o seu jardim, varanda ou terraço brilhe nesta estação de outono.

Os dias mais curtos, as temperaturas a descer e as primeiras chuvas a cair não deixam margem para enganos: o outono está a chegar! Depois de uma época de usufruto dos nossos espaços verdes, a Natureza começa a mostrar-nos que caminhamos para uma nova estação e com ela surgem novas cores e texturas: o ocre, os tons de laranja e de grená começam a dominar a paisagem enquanto as folhas caem e as plantas se preparam para o inverno.

Como ter um jardim é bem mais do que ter sempre flores esplendorosas, podemos (e devemos) considerar algumas plantas que dinamizem o aspeto do espaço de acordo com a época do ano. Considerar plantas de folha caduca, além de permitir a entrada de mais luz no jardim, irá certamente garantir-lhe uma experiência sensorial incrível! Independentemente da dimensão do jardim, o outono pode ser trazido para o espaço recorrendo a pontos focais e utilizando elementos que chamem a atenção pela sua coloração e enquadramento.

Contudo há que lembrar que as plantas que caracterizam o outono precisam de luz para garantir que tiramos melhor proveito das suas cores, sejam estas árvores, arbustos ou herbáceas. Tendo isto em mente, se estivermos decididos a plantar ou semear nesta altura, devemos garantir que o espaço tem luminosidade e que a luz consegue incidir na planta num ângulo capaz de a fazer assumir brilho vitral.

Eis algumas plantas que podem ser escolhidas para garantir ao jardim a magia desta época:

Prunus cerasifera (ameixeira-de-jardim)

Ninguém consegue ficar indiferente a esta pequena árvore, de copa redonda, trazida da Ásia. No outono, as suas folhas dentadas tingem-se de cor púrpura e, no fim do inverno, as flores invadem-na maciçamente, tornando-a uma das mais apetecíveis plantas ornamentais para os nossos jardins. É uma excelente opção para quem não tem um grande jardim, mas, mesmo assim, gostaria de ter árvores.

Quercus pyrenaica (carvalho-negral)

Esta árvore de folha caduca (por vezes marcescente) muito comum no nosso País é uma espécie que não passa despercebida nesta época pela sua folhagem texturada castanha que por vezes se mantém na árvore durante todo o inverno.

Suporta bem o frio, a neve e as geadas e atinge normalmente 20 a 25 metros de altura. Embora se utilize como ornamental, o carvalho-negral é muito utilizado para produção de lenha e forragem para animais. Entre outubro e novembro surgem as bolotas, os seus frutos que associamos inevitavelmente a esta época.

Cotoneaster horizontalis (cotoneáster-das-rochas)

Ao contrário de outros arbustos, o cotoneáster não se destaca muito pela coloração das suas folhas, mas antes pelas numerosas bagas encarnadas que exibe no outono e inverno. Trata-se de um arbusto de folha semicaduca, de pequeno porte e com crescimento horizontal, o que lhe permite ser uma ótima opção para cobertura de solo assim como para rock gardens. São extremamente resistentes ao frio e à geada, revelando-se por isso também uma boa escolha para canteiros e bordaduras mais expostas.

Parthenocissus quinquefolia (vinha-virgem)

Quando se fala em outono, é inevitável referir a vinha-virgem. Esta exímia trepadeira, capaz de dominar muros e pérgulas, vai perdendo aos poucos o verde da clorofila e as suas folhas palmadas vão-se inundando de pigmentos amarelos, castanhos e encarnados vibrantes. Aprecia sol pleno ou sombra parcial, mas atenção: as folhas de outono podem cair precocemente se o local estiver muito exposto.

Heuchera

Estas herbáceas perenes são verdadeiramente plantas de quatro estações uma vez que alteram o seu aspeto de acordo com as temperaturas e luminosidade. Embora novas cultivares e híbridos surjam regularmente, destacam-se pelas colorações outonais as ‘Autumn Leaves’, com folhas encarnadas na primavera, amarelo-prata no verão e encarnado rubi no outono. Além de colorir o jardim, as heucheras também são excelentes opções para vasos e floreiras, podendo inclusivamente ser colocadas em varandas ou terraços. Devem ser cultivadas em locais à sombra ou com luz parcial, uma vez que o calor excessivo e sol direto causam queimaduras na folhagem.

Aproveite para passear e apreciar as mudanças da paisagem que esta época nos proporcionar e não se esqueça: outubro e novembro são meses perfeitos para garantir que na primavera terá um jardim bonito, por isso, aproveite para colher sementes, transplantar plantas perenes, cultivar bolbos, cuidar das roseiras e, sobretudo, preparar a terra de cultivo de forma a garantir que as plantas têm abundância de nutrientes para prosperarem! Lembre-se de tirar partido das condições e aproveite as temperaturas mais baixas e o aumento das chuvas para que as suas plantas estabeleçam sistemas radiculares mais fortes para resistir ao inverno.

Exit mobile version