Site icon Revista Jardins

Serruria florida 

Características

Arbusto pequeno e ereto, com uma aparência delicada. A planta tem um aspeto leve e arejado, contrastando com as formas mais robustas das Proteas e Leucospermum

As flores são pequenas e discretas, mas são rodeadas por brácteas em forma de copo, de cor branco-creme a rosa claro, que dão à planta a sua aparência distinta. O nome comum em inglês, Blushing Bride (Noiva Envergonhada) remete para as brácteas rosadas que rodeiam as flores brancas, lembrando um véu de noiva com um leve rubor. A floração ocorre principalmente no final do inverno e na primavera.  

As folhas são verde-claras, finas e em forma de agulha. 

Condições de cultivo

A Serruria florida requer um solo ácido e muito bem drenado, dando-se bem em solos arenosos. A drenagem é a condição mais importante para o seu sucesso, uma vez que não tolera o encharcamento das raízes. 

A plantação deve ser feita no outono ou na primavera, quando as temperaturas são mais amenas, em locais com boa exposição solar (pelo menos 6 horas de luz solar por dia) para uma melhor floração. Ainda assim, tolera alguma sombra parcial. 

Manutenção

O solo deve ser mantido ligeiramente húmido, mas nunca encharcado. Tal como outras plantas da família Proteaceae, a Serruria florida é sensível ao excesso de água e à podridão da raiz. 

A poda leve ajuda a manter a forma da planta e incentiva um crescimento mais denso, devendo ser executada após a floração. 

Se o solo for naturalmente fértil e bem drenado, não carece de adubação. Caso se verifiquem carências nutritivas, deve adubar no verão com um fertilizante de baixo teor de fósforo. Tal como outras plantas da família Proteaceae, é extremamente sensível ao fósforo. 

Em climas mais frios, pode ser necessário proteger a planta de geadas fortes. 

Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.

Exit mobile version