Características
A telópea é um arbusto de médio a grande porte, com uma aparência robusta e vertical. As flores grandes, em forma de taça, com um aspeto escultural, são a sua característica mais marcante. As cores variam do vermelho ao rosa, dependendo da espécie. A floração ocorre principalmente na primavera.
As folhas são coriáceas, verde-escuras, com margens dentadas.
Condições de cultivo
A Telopea requer um solo ácido, com um pH entre 5,5 e 6,5. Solos argilosos ou com calcário devem ser evitados. Não tolerante ao encharcamento das raízes, deve ser plantada em solos muito bem drenados.
A plantação deve ser feita nas épocas mais amenas, primavera ou outono, em locais com pelo menos 6 horas de sol por dia. Apesar de preferir uma exposição solar plena, pode beneficiar de alguma sombra nas horas mais quentes do dia.
Manutenção
Regue moderadamente, mantendo o solo consistentemente húmido, mas nunca encharcado. É uma planta que não tolera a seca extrema e prefere regas regulares, especialmente durante a floração.
A poda deve ser feita no final da primavera ou início do verão, logo após a floração, para controlar o crescimento da planta e promover a floração.
Adubar anualmente no verão com fertilizantes de baixo teor de fósforo. Tal como as outras plantas da família Proteaceae, é extremamente sensível ao fósforo.
Pode ser sensível a geadas fortes e, em climas mais frios, deverá ser protegida.
Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.

