Um mês de muitas colheitas mas onde a rega não pode ser nunca esquecida.
TRABALHOS GERAIS
Tratar das culturas já instaladas, fazer regas, mondas e tratamentos fitossanitários que se venham a revelar necessários. Para minimizar as perdas de água e proteger os pés das plantas do excesso de calor, pode optar-se por proceder ao empalhamento das culturas. Faz-se a colheita dos muitos frutos e legumes que temos vindo a cultivar e cuidar.
NA HORTA
Para as plantas que já estejam crescidas – capar tomateiros, meloas, melancias e pepinos.
Transplantar as plantas semeadas nos meses anteriores e que já estejam crescidas.
Ainda pode plantar batata de cultivares mais tardias.
Combater infestantes.
NO POMAR
Podar citrinos.
Fazer alporquias em citrinos.
Enxertias: a partir de meados do mês, fazer enxertias de borbulha, em espécies de “caroço” como cerejeiras, pessegueiros, damasqueiros. Enxertia de escudo em citrinos. Enxertia também de borbulha e anel em pessegueiros, ameixeiras, amendoeiras, nogueiras e castanheiros.
NO JARDIM
Plantar herbáceas anuais de flor variadas.
Aparar, regar e fertilizar os relvados.
Fertilizar as roseiras.
Fertilizar as hortênsias (hidrângeas) de acordo com as suas cores.
Podar sebes e arbustos de folha persistente e árvores e arbustos que estiveram com flores no inverno como azáleas, camélias, magnólias, rododendros, entre outros.
Estacarias: de ornamentais, aromáticas e outras, como petúnias e verbenas, e aromáticas que não estejam em flor, por exemplo, tomilho, salva, e aproveitar para fazer estacaria herbácea e semilenhosa com as partes que resultam das podas várias – incorporar.
Enxertias: fazer enxertias de borbulha, escudo e anel em muitas árvores e arbustos ornamentais.
Alporquias, por exemplo em camélias entre outras.
CALENDÁRIO DE SEMENTEIRA
Nota: Nas camas de sementeira, incorporar à superfície substrato adequado para sementeiras.
NORTE E INTERIOR, CENTRO E SUL
FLORES
Ageratos, amarantos, balsamina, begónias, bocas-de-lobo, camomila, capuchinhas, celósias, ciclâmenes, clárkia, cravo-da-índia, cravos, cólios, cosmos, crisântemos, cristas-de-galo, dimorfotecas, gerânios, goivos, gipsofilas, girassóis, impatiens, ipomeias, lobélias, malmequeres, petúnias, portulacas, salvas, sécias, statice, tabaco ornamental, verbenas, zínias, etc.
LEGUMES
Alface, acelgas, chicória, abóboras, alcaparras, alcachofras, agrião, beterraba, cenoura, couves em geral, curgete, lentilhas, melancia, pepino, cornichon, chícharo, todo o tipo de feijão, grão, milho, nabo, nabiça, quiabos, rabanetes, rúcula, ruibarbo, tomate, salsa, soja, girassóis,
Semear ainda todas as aromáticas como aipo, alfazema, arruda, coentros, cerefólio, endro, erva-cidreira, estragão, funcho, hissopo, hortelã, manjericão, manjerona, salva, salsa, segurelha, tomilho, etc.