Revista Jardins

Projeto Futebol Bonito 2020 para a adopção de melhores práticas ambientais no desporto

Sorteados os 20 vencedores de projeto que alia sustentabilidade desportiva e ambiental.

O atleta Simão Sabrosa já sorteou os 20 clubes que irão fazer parte do projecto Futebol Bonito 2020, do qual é embaixador e que foi criado para promover um desporto mais amigo do ambiente e um planeta sustentável, incentivando a adoção de práticas ecológicas.

Os 20 clubes que foram ontem sorteados entre um total de 150 inscritos irão receber 20 equipamentos principais e secundários, uma bolsa de desenvolvimento desportivo e um saco para lavagem dos equipamentos amigos do ambiente.

Estes sacos permitem que, em cada lavagem dos equipamentos – que à semelhança dos equipamentos usados por clubes de todas as divisões são maioritariamente compostos por materiais derivados de plásticos, de modo a garantir uma melhor performance dos jogadores – sejam filtradas 85% das microfibras que se soltam durante a lavagem

Estas microfibras compõem a grande quantidade de microplásticos que existem nos oceanos e que são cada vez mais ingeridos pelos animais que neles habitam.

Assim, e porque sem planeta não há futebol, o projeto pretende sensibilizar os clubes para a adoção de práticas mais amigas do ambiente e, neste caso, a mudança pode começar já na forma como os equipamentos são lavados.

“Este projeto tem um duplo significado muito bonito para o futebol português. Por um lado, estamos a apoiar o futebol amador, que acolhe milhares de atletas nacionais, e que passa por muitas dificuldades, e por outro estamos a lutar por uma causa que nos diz respeito a todos que é a preservação do nosso meio ambiente. Um simples gesto como a lavagem dos equipamentos nestes sacos, não só ajuda a reduzir a pegada ecológica de cada um destes clubes, como pode ser o início para uma mudança que é necessária para um futebol português ainda mais verde”, salienta Simão Sabrosa. 

Miguel Domingues, diretor de comunicação da Betclic afirma ainda que “este foi um dos projetos mais aliciantes desenvolvidos pela Betclic. Queremos mostrar que o futebol em Portugal não são só os 3 grandes e que os clubes amadores estão cá e têm um papel ativo no desporto português e na promoção a atividade física. Para isso queríamos apoiá-los financeiramente. Mas ao mesmo tempo achámos que seria ainda mais interessante se estes tivessem um papel ativo na sustentabilidade ambiental, porque sem planeta, não há desporto. Assim, queremos que sejam exemplos a seguir ou pelo menos um ponto de partida para a mudança de comportamentos e a entrega dos sacos corresponde a isso mesmo.” 

O sorteio contou ainda com a presença de um elemento do Ministério da Administração Interna que garantiu a transparência de todo o sorteio, que se realizou de forma completamente aleatória, com o Simão Saborosa a retirar os 20 vencedores de uma tômbola que continha o nome de todas as equipas que possuíam inscrição válida.

Entre julho e agosto o Futebol Bonito 2020 recebeu mais de 143 candidaturas através do site. A entrega dos equipamentos aos vencedores será feita entre 1 e 14 de setembro.

Confira a lista dos 20 clubes sorteados: 

Projeto Futebol Bonito 2020 vai impedir que 85% das microfibras produzidas pela lavagem dos equipamentos não vá parar ao oceano.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Exit mobile version