Foram iniciados os trabalhos para uma nova fábrica da STIHL em Oradea, Romênia, em 27 março, 2024. O novo local abrigará uma nova instalação de produção de baterias e assinala um marco significativo na estratégia de crescimento da empresa familiar alemã. A rede internacional de produção, que inclui operações de produção distribuídas por sete países em quatro continentes, está a expandir se para incluir outra importante localização na Europa.
A unidade de produção tem um espaço de quase 47.000 metros quadrados e está sendo construída em um local de 147.000 metros quadrados. A produção regular está prevista para começar em setembro de 2025. A fábrica da ANDREAS STIHL POWER TOOLS S.R.L. em Oradea deverá empregar cerca de 700 pessoas até 2028.
“Atualmente fabricamos produtos a bateria nas nossas fábricas em Langkampfen, Áustria; em Virginia Beach, nos EUA; bem como na China e na Alemanha”, disse o Dr. Nikolas Stihl, Presidente do Conselho Consultivo e do Conselho de Supervisão da STIHL, durante a cerimónia oficial de inauguração. “Também começaremos a fabricar ferramentas operadas por bateria na nossa sede alemã em Waiblingen este ano e em Oradea a partir de 2025, melhorando significativamente a nossa competitividade no segmento de baterias no processo.”
Projeto com efeitos positivos para além da região
Florin Spataru, Conselheiro de Estado e, portanto, um colaborador próximo do primeiro-ministro romeno lon-Marcel Ciolacu, expressou o seu apreço pelo investimento da STIHL em Oradea e enfatizou a importância do projeto para o desenvolvimento económico de todo o país: “A decisão da STIHL de construir uma nova instalação de produção de baterias aqui não só impulsionará o crescimento económico nesta região, mas também ajudará a fortalecer a nossa posição como local de produção no mercado global.”
Florin Birta, presidente da câmara de Oradea, focou no seu discurso os efeitos positivos da deslocalização de uma empresa global como a STIHL na economia local e no mercado de trabalho: “A decisão da empresa de investir em Oradea é um forte sinal da atratividade da nossa
região.”
Construída como uma fábrica sustentável
Foi atribuída grande importância à sustentabilidade e à proteção ambiental no planeamento e construção da nova fábrica. Uma vez concluída, a instalação será certificada pelo Conselho Alemão de Construção Sustentável (DGNB). A central dispõe de um sistema fotovoltaico e utiliza energia geotérmica para aquecer e arrefecer o edifício de escritórios, o que significa que o local é completamente independente dos combustíveis fósseis. O conceito prevê igualmente a utilização direcionada de telhados verdes.
Fique a par de todas as notícias. Clique aqui.
Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.