Revista Jardins

Tarefas da semana: 16 a 22 de julho

O verão continua em cheio e calor é a palavra de ordem. As regas nunca devem ser descuradas e na maior parte das plantas devem ser diárias nesta época do ano. Atenção às pragas e doenças bem como às infestantes que não dão descanso com as temperaturas mais altas e as regas mais frequentes.

Acelgas.

Semear e plantar folhas nos dias 16 e 17

As plantas de folha são indispensáveis em qualquer horta, jardim ou jardim de aromas. São muitas as que pode plantar e semear já para garantir que no outono nada lhe vai faltar. As alfaces de vários tipos, as acelgas e a chicória são excelentes opções, deliciosas e saudáveis. 

Romãnzeira.

No dia 18 semeie e plante frutos

Pode começar já a pensar nos frutos de outono e plantas no seu jardim, varanda ou terraço romãzeiras e dióspiros. Ambas as espécies vão dar fruto no outono e a romãzeira tem ainda a vantagem de estar em flor na primavera e também no verão, inundando tudo com as suas flores cor de laranja.

Cenouras.

Os dias 19, 20 e 21 são os ideais para semear e plantar raízes

Há plantas que são absolutamente fundamentais na nossa alimentação, a cenoura pela sua versatilidade pode ser utilizada em todo o tipo de pratos, entradas, pratos principais, sobremesas e bebidas. O nabo também faz parte de muitos dos pratos tradicionais da culinária portuguesa. Semeie já para que nunca lhe faltem.

Portulaca.

Semear e plantar flores no dia 22

Não há jardins sem flores, são elas que dão cor e alegria aos jardins. Nesta altura do ano pode para ter cor imediata pode plantar portulacas (plantas suculentas anuais de floração exuberante) ou bacopas, ambas são plantas anuais e gosta, de locais com muito sol. As pimélias, subarbusto oriundo da Austrália muito resistente à secura e de floração cor de rosa prolongada, podem ser uma excelente solução para jardins com muito sol.

É tempo de colher

Muitas são as hortícolas, aromáticas, frutos e flores de cor que pode colher nesta altura. Aproveite o dia 19  para o fazer. É tempo de colher: pimento, pepino, damascos, ameixas, pêssegos, etc.

Mondar.

Combater pragas, doenças e infestantes

Nesta época do ano as pragas e as doenças não nos dão descanso. Há que estar sempre atento e fazer a observação atenta das culturas para que se consiga agir atempadamente. Também as mondas das infestantes são uma tarefa constante nesta época, principalmente em culturas abundantemente regadas.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Exit mobile version