Revista Jardins

Tarefas da semana: 2 a 6 de junho

Esta semana prevê-se que as temperaturas baixem 10 graus por isso esta é uma boa semana para aproveitar para fazer uma serie de tarefas que agradecem que o tempo esteja mais fresco, como plantar e semear. Nesta época do ano são muitas as pragas e doenças que atacam as nossas plantas, pelo que uma observação atenta e regular pode evitar problemas mais graves. Quanto mais cedo atacar maior o sucesso.

Nos dias 2, 3 e 4 plante e semeie raízes

Funcho

Esta é uma planta muito utilizada pelos franceses, crua ou assada, e é um sabor constante em saladas e outros acompanhamentos. A raiz do funcho começa a ter cada vez mais procura em Portugal. Tem um sabor delicado que pode dar um toque especial a saladas e outros pratos.

Condições de cultivo

Propriedades medicinais do funcho

 

Nos dias 5 e 6 plante e semeie flores e arbustos

As begónias são das plantas mais cultivadas no interior de casa e também no jardim, em floreiras, vasos e canteiros. Há uma enorme variedade de begónias, destaco as Begonia Rex (que é cultivada em Portugal como planta de interior) e a Begonia semperflorens, um clássico dos jardins com a sua floração exuberante e prolongada da primavera ao final do outono.

Begonia Rex

Uma das begónias mais bonitas e mais impressionantes pela sua variedade de folhagem, quer a nível de cor, quer a nível de textura. As folhas são largas, podem ser lisas ou peludas, têm cores tão variadas como: vários tons de encarnado, bordeaux, cinzento, verdes e até prateado. Apesar desta planta florir a sua floração é muito insignificante comparando com a beleza da sua folhagem.

Em Portugal não aguentam o frio e são cultivadas como plantas de interior. Precisam de estar numa zona com muitas horas de luz por dia mas sem sol direto. Desenvolvem-se idealmente com temperaturas entre os 18-19 ºC. Como gostam de ambientes mais húmidos, pode optar-se por colocar um prato com pedras ou leca, encher com água e colocar o vaso com a planta em cima.

Begonia semperflorens

Cultivada no exterior pela beleza das suas flores. Excelente para vasos, floreiras, canteiros e bordaduras. Prefere zonas com algumas horas de sol de manhã e sombra à tarde. Há muitas cores diferentes e tamanhos de flores. Embora sejam plantas perenes muitas vezes são tratadas como anuais, pois ao fim de algum tempo começam a ficar com menos flor e mais feias.

Condições de cultivo e de manutenção

Nos dias 7 e 8 plante e semeie folhas

Se há legume que é imprescindíveis em qualquer época do ano,  é a alface. Já não se especialmente no verão que são usadas como base em grande parte das saldadas, não é por acaso que os franceses chamam à alface, “salade”.

Pode escolher a(s) variedade(s) de que mais gostar e comece já a semear.

Muito fácil de cultivar, tenha atenção e escolha as variedades de outono.  Prefere solos ricos em matéria orgânica, sem excesso de humidade e com ph 6,5-7. Semeie em tabuleiros, faça um escalonamento com desfasamento de 15 dias entre sementeiras para ter alfaces durante um período mais longo.

Transplante-as para local definitivo quando e tiverem 5 a 6 folhas definitivas. Plante-as com uma distancia de 35-40 cm entre plantas e entre linhas. Necessitam de regas regulares sem nunca encharcar.

Propriedades medicinais e benefícios da alface

Nos dias 2,3,4,5 e 6 elimine infestantes e combata pragas

Esta é uma época do ano em que as pragas e as doenças não largam as nossas plantas. Para combater pragas desagradáveis como os afídios ou pulgões pode usar chorume de urtiga, pode fazer o seu deixando urtigas de molho em água durante algum tempo ou comprar o produto já feito e aplica-lo diluindo consoante a indicação da embalagem e pulverizando as plantas. Aplique também nas plantas que têm oídio e míldio bem. Pode também ser usado como preventivo destas pragas e fungos.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Exit mobile version