Nos dias 24 e 25 cultive plantas de fruto
Fruteira: Mirtilo
Origem
Os mirtilos são pequenas bagas azuladas, produzidas numa planta arbustiva. Embora existam várias espécies, referimo-nos aqui ao mirtilo americano (Vaccinium corymbosum).
Propriedades medicinais
Todas as partes da planta são utilizadas em medicina tradicional. Possuem diversos tipos de vitaminas, minerais e enzimas essenciais.
O seu valor antioxidante é muito grande, prevenindo doenças cardiovasculares, tumores, alterações do sistema nervoso e processos relacionados com o envelhecimento.
Como cultivar?
Os mirtilos são plantas relativamente fáceis de cultivar mas como demoram cerca de 3-4 anos a frutificar, se os propagarmos por estaca ou semente, demorará muito tempo.
O solo deve ter um pH ácido, entre 4,5 e 5,5. Se o nosso solo não tiver o pH adequado, podemos acidificá-lo usando folhas e outra matéria vegetal em decomposição ou turfa.
Para conservar estes frutos, deve congelá-los sem os lavar. Isto porque a água pode desfazer os mirtilos e acelerar a sua deterioração.
Condições de cultivo
Sol directo e pleno.
Solos arenosos, leves, com boa drenagem.
Podem ser cultivados em vasos.
A poda estimula a floração e produção de bagas.
Nos dias 20 a 23 cultive flores e arbustos
Ornamental: Clívia
Origem
As clívias (Clivia spp.) são herbáceas ou perenes, com folhas verdes e longas, nativas do Sul de África. São plantas rasteiras florestais, adaptadas a condições de pouca luz.
Propriedades medicinais
Algumas espécies de Clivia, incluindo a Clivia miniata, produzem pequenas quantidades do alcalóide licorino.
Este componente é tóxico em quantidades suficientes, particularmente perigoso para animais de estimação e crianças pequenas.
Como cultivar?
No cultivo, recomenda-se que as plantas sejam regadas regularmente no verão, com um período de descanso desde o outono até ao final do inverno.
As plantas podem ser reenvasadas anualmente ou a cada dois anos usando substrato universal ou para plantas com flor.
A propagação é feita por sementes ou por divisão de tufos. Pragas e doenças incluem a cochonilha e podridões.
Condições de cultivo
Sombra ou meia sombra.
Solos bem drenados e ricos em matéria orgânica.
Fertilizar no outono e no verão.
Remover as flores e folhas secas.