Os dias têm estado muito frios, pelo que é importante proteger as suas plantas e plantações mais sensíveis. Pode construir abrigos, estufas, colocar uma manta térmica, casca de pinheiro ou palha. Esta é também a época de podar as suas roseiras, as suas hortênsias, as suas trepadeiras e árvores de folha caduca.
O dia 20 é o ideal para semear e plantar flores e arbustos
Para garantir florações no inverno há plantas que pode e deve ter no seu jardim, ou mesmo na varanda ou terraço. Se quiser uma sebe colorida no inverno plante no seu jardim, varanda ou terraço o jasmim Jasminum nudiflorum Lindl (jasmim-de-inverno).
Os seus ramos longos pendentes, destacam-se durante o inverno, quando começam a despontam as suas pequenas flores amarelas, ainda antes de nascerem as primeiras das folhas (fevereiro a março). Não possuí flores aromáticas, ao contrário do J. odorantissimum L Pode ser usado como arbusto ou como trepadeira quando tutorado. Fica muito bonito junto a pequenos muros.
Não requer grandes cuidados de manutenção. As hastes mais secas devem ser podadas após a floração o que achar necessário para manter a dimensão pretendida. Plante-os com distancia de 1 m entre si para criar uma sebe. Gosto muito de os misturar com o Plumbago capensis (bela-azul) que com a sua floração azul, faz um excelente contraste com o amarelo do jasmim, conseguindo-se uma sebe florida muito bonita e de muito fácil manutenção.
Continuamos na época das couves, pode ainda semear uma série delas. São muito versáteis para a alimentação, quer seja em sopas, salteados, cozidas, estufadas, em sumos verdes são acima de tudo um excelente acompanhamento para pratos de inverno.
Nos dias 21 e 22 deve semear folhas
Como cultivar
Pode semear em tabuleiro e/ou plantar todo o tipo de couves, na horta, em floreira ou mesmo em vaso (como a raiz é profunda utilize um vaso com pelo menos 40 cm de altura para que a planta fique equilibrada e se desenvolva em condições). Experimente vários tipos de couve, portuguesa, lombarda, couve-flor ou couves-de-bruxelas, couve-frisada (kale).
Propriedades e benefícios das couves
As couves são de facto uma ótima fonte de fibra, vitaminas e proteínas, cálcio, protegem das doenças cardíacas e cataratas, tem propriedades antioxidantes pois são fonte de vitamina C.
Nos dias 23 e 24 pode semear ou plantar frutos
Um dos frutos mais utilizados na culinária mediterrânica é o tomate! Versátil, delicioso, saudável e muito fácil de cultivar.
Pode já começar a fazer as suas sementeiras de tomate. Deve fazer em tabuleiros ou em pequenas caixas, para posteriormente (abril ou maio) transplantar para o exterior.
Há imensas variedades de tomate, se não tem muito espaço, ou se vai cultivar em vaso ou floreira, opte pelas variedades de tomate-cereja, assim terá uma quantidade de tomate suficiente para consumir, se tem um jardim ou uma horta experimente variedades deliciosas como por exemplo o coração-de-boi.
O tomate pode ser consumido de 1001 maneiras, cru ou cozinhado, em sopas ou em sumos e até em sobremesas.
Propriedades e benefícios do tomate
Para além disso tem uma série de propriedades medicinais, é uma excelente fonte de antioxidantes pois é rico em vitaminas C e A bem como em betacaroteno e licopeno, este último é considerado a estrela dos antioxidantes e contribui para a redução do risco de doença cardíaca, reduz o nível de colesterol e ainda tem propriedades anti-inflamatórias.
Nos dias 25 e 26 pode semear ou plantar raízes
O nabo é uma hortícola indispensável na sua horta, e é facilmente cultivado em vaso ou floreira. Não exige grandes cuidados de manutenção. Pode consumir a raiz (cabeça do nabo) ou as folhas (nabiças).
Como cultivar
Prefere solos soltos, bem drenados e ricos em matéria orgânica. Deixe uma distância entre linhas de 10-25 cm. Regue diariamente quando não chove.
Propriedades e benefícios do nabo
É uma hortícola constituída por 94,5% de água logo é pouco calórico, tem 14 kcal 100g. No entanto é muito rico em fibra, ajuda o controlo do açúcar no sangue e regula o transito intestinal. É uma excelente fonte de vitamina C e melhora a absorção de ferro.
Leia também: Calendário lunar de janeiro
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.