Revista Jardins

Tillandsia ionantha

Esta planta, com as suas variadas subespécies, é das mais procuradas por quem quer começar a sua coleção de plantas aéreas.

O nome desta planta remete para o epíteto latino relativo a “flores de cor violeta”. Ocorrem na Natureza em toda a América Central. Com configuração semelhante a uma pequena coroa de ananás, são uma das espécies mais difundidas no mundo das plantas aéreas.

Condições de cultivo

Enraízam com facilidade em troncos e cortiças e podem ser mantidas em colónias ou separadas em pés isolados. É uma espécie muito prolífica, e uma simples planta pode dar origem a uma colónia em poucos anos.

Uma vez que forma densas colónias que retêm alguma humidade no seu interior, é aconselhável não regar no tempo frio e húmido e deixar a planta/colónia secar completamente entre regas no tempo quente e seco.

São as plantas mais indicadas para quem pretende iniciar uma coleção de plantas aéreas, uma vez que existem diversas variedades (subespécies). São também muito resistentes e de baixo preço.

CURIOSIDADES

Muitas das variedades desta planta apresentam o chamado blush effect, ou seja, as folhas do centro da planta ficam rosadas ou avermelhadas antes e durante a floração, voltando depois a apresentar cor verde.

Exit mobile version