Revista Jardins

Tudo sobre adubos caseiros

Muitas plantas e desperdícios da casa e do jardim podem ser convertidos em adubo para as plantas. São os fertilizantes caseiros, fáceis de fazer e que, embora não devam substituir os adubos minerais, ajudam a enriquecer a terra das plantas. O adubo caseiro mais rico em nutrientes é o composto, que se faz com resíduos da casa e do jardim. Mas há mais: a casca das bananas, as cinzas de madeira, o sumo de frutas. Da mesma forma que os adubos comercializados, não convém utilizar nem em excesso nem de modo continuado.

Cinzas de madeira – Boas para as rosas

Composto – Tem mais nutrientes

Terriço de folhas

As folhas que as árvores perdem no outono, além de serem um elemento básico na elaboração do composto, podem ser utilizadas para melhorar a terra. Coloque-as num saco de plástico negro esburacado. Necessitam entre seis a 12 meses para se decomporem e se converterem em terriço, ideal para misturar coma terra, tanto do jardim como dos vasos, ou para usar como cobertura.

Adubo verde – Valem todas as plantas

Cascas de banana – Arbustos e bagas

Outros adubos – Sumos de frutos e café

Outros adubos bons: restos de sumos de frutos, junto com a água da rega; a terra da toca das toupeiras é rica em sais minerais e melhora o solo das sementeiras; a água de cozer batatas é muito rica em nutrientes e pode ser usada para regar as plantas de interior; borras de café ou chá podem ser estendidas em capas finas, juntando depois a terra.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Exit mobile version