Revista Jardins

Uma planta, uma história: Dedos de senhora

Amphilophium buccinatorium

Amphilophium buccinatorium

A planta que selecionei para vos mostrar nesta edição, é conhecida na Madeira por dedos-de-senhora devido à delicada elegância das suas flores antes de abrirem e assumirem a forma de trombetas. O seu nome científico é bem menos engraçado. Amphilophium buccinatorium é a designação atualmente aceite em The World Flora Online; durante algum tempo foi apresentada nos manuais de botânica como Distictis bucinatoria e antes tinha sido batizada como Phaedranthus buccinatorius.

Características

Nome científico: Amphilophium buccinatorium (DC). L. G. Lohmann.
Nome vulgar: Dedos-de-senhora
Porte: Trepadeira
Família: Bignoniaceae
Origem: México

É uma trepadeira de caule lenhoso, perenifólia, bastante vigorosa, que se fixa nas paredes por gavinhas. As flores, com a garganta amarela e a boca avermelhada, costumam surgir em março e só deixam de colorir muros, pérgulas e caramanchões em setembro ou outubro.

Condições de cultivo

Na Madeira, apenas floresce abundantemente nos locais quentes da beira-mar. Nos jardins do Monte e na Quinta do Palheiro Ferreiro, entre os 500 e os 600 metros de altitude, cresce muito bem, mas não floresce ou produz poucas flores.

Desde que esteja plantada em solo fértil, rico em húmus, dispensa adubo químico. As regas devem ser frequentes na fase de crescimento, mas, quando adulta e em plena floração, não necessita mais do que uma boa rega por semana. Devem ser cortados os ramos secos e suprimidos alguns ramos verdes de forma a diminuir a densidade da folhagem e aumentar a floração

Possivelmente pela ausência do polinizador específico, não frutifica na Madeira. 

Multiplicação

A multiplicação não é fácil, mas pode ser tentada através de estacas tenras, no início do verão, ou por estacas semilenhosas, na proximidade do equinócio de outono.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Exit mobile version