Em setembro de 2020, concluí a elaboração do Elenco Florístico do Jardim António Borges, património do município de Ponta Delgada, ilha de São Miguel. Identifiquei 204 espécies, duas subespécies, duas variedades, nove híbridos e 21 cultivares. Estas plantas pertencem a 154 géneros e a 82 famílias. As floras da América e da Ásia posicionam-se em primeiro lugar, com 51 táxones. Das plantas americanas, 21 são nativas da América do Sul, 16 são oriundas da América Central e arquipélagos das Caraíbas e 14 são indígenas da América do Norte. Das 51 plantas asiáticas, 46 são nativas do Extremo Oriente.
A Oceânia está representada por 39 táxones. Vinte e oito são indígenas da Austrália, sete da Nova Zelândia e quatro de outras ilhas do Pacífico. Segue-se a Europa, com 33 táxones, que englobam seis espécies endémicas dos Açores e outras seis macaronésicas.
A África está presente com 32 táxones, dos quais 19 são nativos da África do Sul. Duas plantas são cosmopolitas e 30 são de origem hortícola (híbridas e cultivares). Quanto ao regime de folheação, é clara a predominância das perenifólias (201 – 84,4%), seguindo-se as caducifólias (29 – 12,2%), as sazonais (5 – 2,1%) e as semicaducifólias (3 – 1,3%). No que concerne ao porte, há um claro predomínio das árvores (117 – 49,1%). Algumas espécies nunca tinham sido referenciadas, como, por exemplo, a nativa do Brasil conhecida por jacatirão (Micconia cinnamomifolia).
Características
Nome científico: Miconia cinnamomifolia
Nome vulgar: Jacatirão.
Porte: Árvore.
Família: Melastomataceae.
Origem: Mata Atlântica – Brasil.
Morada: Jardim António Borges, Ponta Delgada, ilha de São Miguel.
As folhas
O nome específico é uma referência à morfologia das folhas, muito parecidas com as da árvore-da-canela (Cinnamomum vera), que nem sequer pertence à mesma família.
Os frutos e as sementes
As pequeninas bagas, vermelhas no início da maturação, caem roxas no outono. As sementes nunca germinaram. Apenas existe um exemplar
neste jardim edificado em meados do século XIX e não conheço outro espécime nos parques e jardins de São Miguel.
Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.