Revista Jardins

Verão florido

cosmos

 

Inspirações madeirenses.

 

Este mês deixei-me inspirar por muitas das maravilhosas plantas floridas que vi na Madeira e nalguns dos jardins que tive o privilégio de visitar. Fiquei com uma vontade enorme de fazer bordaduras floridas por todo o lado, bem como pérgulas cobertas de trepadeiras exuberantes. Deixo aqui algumas sugestões para um verão florido e original.

 

Verbena bonariensis
Verbena roxa ou jargão

Esta planta encantou-me pois fazia parte de muitas bordaduras floridas e, embora possa chegar a quase 1,5-2 m de altura, como as suas hastes não são muito densas, tem a capacidade de se ver através dela. É uma mais-valia numa bordadura alta.

Gosta de zonas com muito sol. Tem uma floração roxa exuberante que se prolonga da primavera até ao verão. Não necessita de poda, podem só retirar as flores secas e ir reduzindo a forma, mas, como não é muito densa, normalmente não é necessário.

Dá-se em todo o tipo de solo. Gosta de calor, não tolera frios extremos. Tolerante à secura, mas, nos períodos de maior calor, deve ser regada regularmente. Facilmente propagada por semente.

 

Pentas lanceolata
Estrela-do-egito

Herbácea perene que pode atingir 60-90 cm de altura. Tem uma floração em forma de estrela de cores tão variadas como cor-de-rosa, roxo, encarnado, branco ou lilás, desde a primavera até ao outono Dá-se bem em qualquer tipo de solo, desde que bem drenado e com alguma matéria orgânica; é uma planta bastante rústica. Gosta de sol direto ou meia-sombra e tolera algum frio. Multiplica-se por estaca ou por semente.

 

Saiba mais sobre buganvílias, as trepadeiras dos jardins mediterrânicos

 

Nemesia strumosa
Joia-do-cabo

Uma planta herbácea anual com umas flores pequeninas e mimosas, mas com floração exuberante nas mais variadas cores, amarela, encarnada, cor-de-rosa, roxa, que se prolonga desde o início da primavera até ao verão etc. Cresce até 30-40 cm, fica linda em bordaduras com ásteres, lobélias, etc. Gosta de sol ou de meia-sombra. Pode ser semeada em local protegido no inverno e plantada na primavera.

 

Aster sp
Áster-da-china

Uma planta herbácea perene que pode atingir até 30-40 cm de altura. Há muitas espécies diferentes usadas para bordaduras e têm florações duradouras, que se podem prolongar da primavera até ao outono e têm cores em vários tons de azul, roxo, cor-de-rosa e branco. São plantas que se dão em todo o tipo de solo, fIcam bem em bordaduras floridas. Gostam de zonas com sol ou meia-sombra e são resistentes à secura. Podem podar-se ligeiramente a seguir à floração. Propagam-se por estaca ou por divisão de planta.

 

Lobelia erinus
Lobélia

Planta herbácea anual rasteira muito ramificada que não cresce mais do que 20 cm de altura, fazendo um magnífico tapete repleto de flores azuis que se prolonga desde o início da primavera até ao final do verão. As flores atraem muitos polinizadores.

Pode ser usada como planta tapizante, em cestos suspensos, floreiras, vasos, etc. Não são muito exigentes em termos de solo, gostam de zonas com muito sol, mas toleram uma meia-sombra. Multiplicam-se por semente.

 

Echium candicans
Massaroco

Planta arbustiva semilenhosa perene, nativa da Madeira e da Macaronésia, também conhecida como orgulho-da-madeira. Tem um caule ramificado e grandes folhas lanceoladas e ásperas. Floresce a partir do segundo ano em longas inflorescências em forma de espiga, acima das folhas. As flores são roxas ou azuis e atraem muitas abelhas e borboletas. Planta muito rústica, pouco exigente em tipo de solo, gosta de calor e sol, resiste à secura, não é tolerante a frio intenso. Multiplica-se por semente ou por estaca.

 

Lotus berthelotii
Bico-de-papagaio

Uma planta perene nativa das Canárias que não atinge mais do que 20-30 cm de altura. Tem um porte rasteiro, mas é uma excelente opção para cobertura de solo, vasos e cestos suspensos. A folhagem verde-azulada é muito ornamental, e a floração, que pode ser amarela e cor de laranja ou amarela e encarnada, também é exuberante e fica agrupada nas hastes terminais. Os seus polinizadores são pássaros. É uma planta muito rústica que gosta de zonas com sol e meia-sombra. Tolera o calor e a falta de água, mas com o frio a sua parte aérea pode desaparecer e só voltar a rebentar na primavera seguinte. O solo deve ser rico em areia e com alguma matéria orgânica. Pode fazer uma ligeira poda a seguir à floração.

 

Cosmos bipinnatus
Cosmos

Uma das minhas plantas herbáceas anuais favoritas. Pode atingir de 50 cm a 2 metros de altura, dependendo da variedade e do local onde esteja plantado. As suas flores, subtis e lindas, podem ter variados tons de cor-de-rosa, branco, roxo, encarnado e até castanho. Faz uma das bordaduras mais bonitas, misturada com a verbena, dálias, alhos-ornamentais, astilbes, sálvias, etc. É uma planta muito rústica, pouco exigente em termos de solo. Gosta de sol direto, resistente ao calor e à secura mas não ao frio extremo. Multiplica-se por semente.

 

Descubra os AGAPANTOS e as suas flores azuis e brancas

 

Gostou deste artigo?
Leia também a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no FacebookInstagram e Pinterest.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Exit mobile version