Plantas de copa são plantas produzidas com tronco limpo e copa em forma de bola. São muito ornamentais e podem ser o apontamento ideal para pequenos jardins ou varandas. Veja como as utilizar e quais os cuidados a ter.
Veja todos os vídeos aqui.
As plantas de copa são qualquer espécie produzida com tronco limpo e ereto e copa em forma de bola. Pode encontrar espécies como a Buganvilia, os Hibiscus, Solanum, Duranta, Callistemon ou Oliveira.
Utilizações
Pela sua forma peculiar, estas plantas são boas opções para dar um toque especial ao jardim, varandas ou terraços. Ao serem colocadas em vaso, deve combinar o vaso com a planta para ter um efeito harmonioso, com maior ou menor destaque no espaço. Sugerimos duas formas de uso:
- Usar dois exemplares para marcar entradas.
- Usar um ou dois exemplares para destacar ou enquadrar elementos.
Condições de cultivo
Escolha um vaso de cerâmica, com furado no fundo para facilitar a drenagem e de grandes dimensões, tendo em consideração que quanto maior o vaso, mais espaço as raízes têm para se desenvolver e mais crescerá a planta.
Selecione a espécie de que mais gostar e que melhor se adapte às condições do seu espaço, por exemplo, no que respeita a exposição solar.
Manutenção
Sendo que as plantas de copa podem ser de várias espécies com características distintas, a manutenção de cada uma irá ser diferente. Ainda assim, tenha em consideração alguns cuidados gerais:
Rega: Regular, quando o solo estiver seco, sem encharcar.
Poda: Regular e após a floração. Essencial para manter a forma arredondada da copa e, se quisermos, a dimensão da mesma.
Pragas e doenças: As mais frequentes são o pulgão, cochonilha e aranhiço-vermelho. O mais importante é ir estando atento ao aparecimento de sintomas e atacar rapidamente.
Veja também:
Gostou deste vídeo? Siga-nos na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube, e nas redes sociais Facebook, Instagram e Pinterest.