O Deserto, o Delta e as Cataratas. Uma aventura Africana pela Namíbia, Botswana e Zimbabwe.
A natureza extremamente diversa nos três países que a AAJBA se propõe atravessar oferece contrastes únicos – a vida selvagem e o esplendor verde das cataratas de Epupa (Quedas do Monte Negro) onde o rio Cunene chega à fronteira entre Angola e a Namíbia, e do majestoso rio Chobe, no Botswana, com entardeceres de sonho num safari de barco; a aridez do deserto de Sossusvlei ou do Parque Nacional de Etosha e a beleza singular mas deslumbrante de Spitzkoppe, na Namíbia; e as espantosas cataratas de Victoria, sonho dos antigos exploradores e um dos tesouros de África, no Zimbabwe, onde disfrutamos dum voo especial em helicóptero.
Não poderia faltar neste notável percurso de 20 dias o extraordinário Delta do Okavango (rio Cubango, nascido em Angola) – que descobriremos por terra, rio e ar – inundando planícies e baixios até desaparecer nas vastas areias do Kalahari, no Botswana.
Um vôo privado em avioneta, qual safari de luxo, levá-los-á do deserto de Sossusvlei, um dos mais belos do mundo, até à cosmopolita cidade costeira de Swakopmund, sobrevoando durante hora e meia as famosas dunas da Namíbia e a incrível Costa dos Esqueletos. Poderá sobrevoar um mar de dunas vermelhas e douradas que se estendem até até à beira do oceano Atlântico, e ver do ar colónias de flamingos e pelicanos ou de corvos e leões marinhos. Reflecte-se sobre a aventura que foi navegar por uma das costas mais inóspitas do mundo, ao avistar o que resta dos muitos barcos afundados ao longo da costa. África toma outra dimensão vista do ar e ajuda-nos a compreender melhor a incrível beleza do conjunto do nosso planeta!
Os alojamentos ao longo desta grande viagem são maioritariamente de luxo ou prestígio, com duas exceções que nos darão uma sensação de aventura: duas noites em camping selvagem (Fly Camp) e outras duas num acampamento móvel, com tudo preparado para um conforto simples aliado à experiência extraordinária de dormir sob um impressionante céu decorado com milhares de estrelas. Toda a roupa é fornecida, não sendo necessário levar saco-cama.
O transporte é feito num camião “chill-out”, adequado aos caminhos e percursos que vamos percorrer, com área relax à frente e tecto de abertura superior para melhor observação dos animais nos safaris. No Parque Nacional de Etosha, ao norte da Namíbia, os alojamentos estão localizados na Reserva de Onguma, conhecida pela grande concentração de fauna, em especial felinos e rinocerontes brancos e negros que se podem avistar mesmo do alojamento… Poderá visitar ainda 2 comunidades da cultura Bosquimana ou San, uma delas em território protegido – a área de conservação Nyae Nyae, com abundante vegetação, onde acamparemos uma noite, assistindo aos seus jogos, danças e tradições ancestrais.
Passando da Namíbia para o espectacular Delta do Okavango, ficará alojado num Mobile Camp, face a uma das paisagens mais majestosas do planeta, imersos na beleza da natureza e da fauna que nos rodeia. No coração do Delta, em Chief Island, na zona inundada da Reserva de Moremi, passará três dias com elefantes, hipopótamos, zebras e uma imensidade de aves ao nosso alcance. Estão incluídos safaris a pé e de mokoro, canoa tradicional do Delta, que será também o meio de transporte até à pista de aterragem onde aguardam avionetas privadas para o levar, sobrevoando o coração do Delta, ao destino seguinte, Kasane, nas margens do rio Chobe. Aí espera-o um safari de barco ao entardecer, ao longo do rio, e um safari em 4×4 no Parque Nacional de Chobe ao amanhecer, a despedida do Botswana.
Já no Zimbabwe, destino final desta aventura africana, as famosas cataratas de Victoria são um espetáculo impressionante e sempre novo, que terá oportunidade de observar a vôo de pássaro, num passeio cénico de helicóptero sobre toda a vasta área desta maravilha da natureza.
De 28 de Outubro a 16 de Novembro 2023, lugares limitados.
Inscrições abertas até 17 de Maio.
Visita Cultural acompanhada por Ana Maria Lory, AAJBA.
Para mais informações: info@aajba.com
Fique a par de todas as notícias. Clique aqui.
Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.