Aromas que não deixam ninguém indiferente num final de tarde ou noite de primavera ou verão.
Um jardim deve apelar a todos os sentidos, e o aroma é talvez para mim o mais importante, pois mesmo de olhos fechados ou à noite podemos sentir a presença das flores! Deixo-vos sugestões de algumas das minhas plantas perfumadas favoritas.
1. Chá-de-marrocos
Bidens aurea
Uma herbácea muito resistente e com floração amarela em cascata que se pode prolongar ao longo de todo o ano. Muito aromática, pode atingir 30 cm de altura. Prefere zonas com sol, solos bem drenados e é resistente ao frio. Necessita de regas regulares, fertilização na primavera e verão, devendo podar-se ligeiramente a seguir à floração.
2. Dama-da-noite
Arbusto de folha persistente, cresce até 1,5 m de altura. Gosta de solou meia-sombra, não tolera frio, geadas e salinidade, prefere solos férteis e bem drenados. Requer regas e adubações frequentes. O aroma intensifica-se à noite – não a coloque próximo dos quartos. Deve ser podada assim que termine a floração.
3. Jasmim-estrela
Rhyncospermum jasminoides
Trepadeira de folha persistente muito rústica. Tem um crescimento lento nos primeiros anos, mas depois adapta-se. Gosta de zonas com muito sol, mas é tolerante ao frio. Prefere solos bem drenados, neutros ou ligeiramente alcalinos. Necessita de regas regulares nos períodos de maior calor. Adapta-se a vasos, devendo ser podada a seguir à floração.
4. Laranjeira-do-méxico
Choysia ternata
Arbusto de folha persistente, cresce até 2 m de altura e faz uma boa sebe. Gosta de sol ou meia-sombra, é resistente ao frio e prefere solos ricos e bem drenados, não tolerando o excesso de calcário. Floração branca de maio a julho com aroma semelhante à da laranjeira. Deve ser podada a seguir à floração.
Leia também:
5. Lavanda-inglesa ou alfazema
De folhas estreitas e inflorescências terminais roxas em forma de espiga, é desta espécie que se revestem os imensos campos de cultivo da Provença entre junho e agosto. É a mais aromática e a mais rústica, crescem de 30 a 80 cm de altura e são perfeitas para criar maciços ou cercas vivas ou plantadas em combinação com outras plantas aromáticas, seja em vaso ou floreira. Há variadas cultivares no mercado, incluindo a L. angustifolia ‘Hidcote’, uma versão anã, e a ‘Alba’, com folhagem cinzenta e delicadas flores brancas. Deve ser podada ligeiramente a seguir à floração.
6. Trombeta-de-anjo
Brugmansia suaveolens
É um arbusto com flores branco-amareladas, grandes, em forma de trompete e muito perfumadas. O seu rápido crescimento faz com que possa atingir mais de 3m de altura. A folhas são grandes, ovais e verdes. O local ideal para plantação é ao sol, para garantir uma floração exuberante entre a primavera e o verão. A poda regular é fundamental para garantir uma forma compacta e graciosa. Deve ser plantado longe do alcance das crianças, dado poder ser tóxico e narcótico.
7. Goivos
Mathiola incana
Uma planta herbácea bienal, masque é normalmente usada como anual, pode chegar aos 45 cm. Tem florações de vários de tons de roxo e cor-de-rosa, de maio a julho, e um perfume maravilhoso. Prefere zonas com sol ou meia–sombra e não é muito exigente em substrato desde que seja bem drenado e tenha matéria orgânica e adubação durante o período defloração. Tem tolerância à falta de água, mas não ao encharcamento.
8. Sálvia ou rapazinhos
Pequeno arbusto perene muito frequente nos nossos jardins. Assuas (micro) flores surgem numa paleta variada de cores: encarnado, carmim, branco e branco e encarnado são as cores mais frequentes. É uma espécie perfeita para aplicar em bordaduras ouem maciços, pois forma um pequeno arbusto que se enche de flores aromáticas durante toda a primavera e verão. Aprecia solos arenosos, bem drenados e é utilizada no jardim e hortas biológicas como uma planta repelente de pragas.
9. Tomilho-limão
Pequeno arbusto mediterrânico, muito bem adaptado a jardins rochosos. Necessita de pouca rega e adubação. Folhagem com aroma cítrico e flores muito aromáticas. Excelente planta de revestimento. Gosta de zonas com muito sol, não é exigente em termos de solo desde que seja bem drenado.
10. Flor-da-baunilha
Heliotropium arborescens
É uma planta perene, mas que muitas vezes é usada como planta anual. Pode atingir 70-80 cm de altura, gosta de zonas com bastante sol e solos muito bem drenados. A sua floração é de um roxo exuberante e tem um delicioso aroma de baunilha que num final deum dia de sol se intensifica e fica extraordinário.
Veja o vídeo:
Gostou deste vídeo? Siga-nos na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube, e nas redes sociais Facebook, Instagram e Pinterest.