Jardins

Dama-da-noite, arbusto de aroma único

O seu perfume doce e penetrante torna inesquecíveis as noites de verão e de início de outono.

O Cestrum nocturnum, mais conhecido por dama-da-noite, apesar de ser um arbusto pouco interessante do ponto de vista estético, é uma planta de que gosto muito porque as suas flores abrem durante a noite e exalam aromas únicos e inebriantes.

Dama-da-noite plantada à entrada de um jardim em plena exposição solar.

Características

A dama da noite é um arbusto de folha perene, que prefere plena exposição solar, que cresce muito e de forma desordenada, podendo atingir 3 metros de altura. As folhas são verdes claras e com forma lanceolada. A flor é amarelada em forma de estrela e mantém-se fechada durante o dia sem qualquer tipo de cheiro. Depois da floração podem formar-se pequenas bagas verdes.

Flor aberta durante a noite.

Utilização

A função principal desta planta é o perfume noturno que exala e que se sente à distância. Num jardim pode estar isolada ou em grupo, podendo manter-se em vaso ou em floreiras num terraço com muito sol. A floração é tanto mais abundante quanto maior a exposição solar. Nas regiões mais quentes há quem prefira plantar em meia sombra para a floração não ser tão exuberante e atenuar assim a intensidade do perfume.

Como se trata de uma planta originária de regiões tropicais da América Central, não suporta Invernos com temperaturas muito baixas onde as geadas são frequentes e onde as temperaturas atingem valores abaixo dos 0ºC com muita regularidade. Em Portugal é uma planta que se dá bem em todas as regiões do Litoral e em particular no Algarve.

Pessoalmente gosto de a plantar em locais discretos mas soalheiros, perto da entrada da casa e perto da zona de estar ou terraço. Esta planta em vaso de 3L pode custar entre 7 e 8€.

Pormenor da flor.

Manutenção

A Dama-da-noite é uma planta mui- to vigorosa e que perde facilmente a forma. Pode ser conduzida como arbusto ou até como trepadeira cobrindo uma parede ou envolvendo uma pérgola. Em qualquer das situações deve ser podada todos os anos no inverno mas no caso de a querer utilizar como trepadeira deve ser tu- torada e podada regularmente.

Durante a primavera e verão deve-se estar atento à base das folhas novas depois de uma onda de calor e tratar com inseticida de largo espectro se houver vestígios de piolhos ou pulgão, dado que é uma planta relativamente vulnerável ao ataque por afídios. O solo preferido é arenoso, rico em matéria orgânica e húmido, precisando de regas regulares durante as estações mais quentes e fertilizações anuais.

Flor em vaso.

TOME NOTA

  • Nome Científico: Cestrum nocturnum;
  • Nome vulgar: Dama-da- noite ou Jasmim-da-noite;
  • Origem: América Central;
  • Altura máxima: 2 a 3m
  • Plantação: pleno sol ou meia sombra;
  • Crescimento: rápido;
  • Utilização: Jardins, terraços ou varandas.

Gostou deste artigo? Subscreva o nosso canal no Youtube e siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest.

Poderá Também Gostar