Revista Jardins

Abriu a exposição “Hortas de Lisboa” em parceria com CGARDEN®

Foi no passado dia 23 de outubro que se abriram as portas do Palácio Pimenta para receber a “Hortas de Lisboa, da Idade Média ao Século XXI”, organizada pelo Museu de Lisboa, EGEAC. A exposição ficará ao público durante quase um ano, até 19 de Setembro de 2021, para que todos tenham oportunidade de cultivar-se acerca da importância sócio-económica e paisagística que as hortas de Lisboa sempre tiveram desde a Idade Média até aos dias modernos. Intimamente ligadas à prática hortícola estão também as questões da soberania e segurança alimentar, planeamento urbano, sustentabilidade ecológica e migrações populacionais.

Ao especial cuidado de Daniela Araújo (Antropóloga do Museu de Lisboa e comissária da exposição), Mário Nascimento (Historiador e co-comissário) e Joana Sousa Monteiro (Directora do Museu de Lisboa), o interior do Palácio está dividido em seis núcleos que nos levam num itinerário histórico e cultural enriquecido pela apresentação de diversos trabalhos de pintura, literatura, cartografia, fotografia e vídeo que retratam este percurso evolutivo das hortas na cidade.

1 / 15

Esta exposição irradia de um projeto iniciado há mais de três anos, um trabalho de observação exploratória feito pela equipa do Museu de Lisboa em várias hortas lisboetas. Daí cresceu a vontade de perceber e mapear esta realidade de produção vegetal que já faz parte da paisagem da cidade desde tempos distantes.

Começamos a visita viajando à época medieval para descobrir hortas que existiam no coração da cidade — Praça da Figueira, Rossio e Martim Moniz — enquanto perspectivamos um futuro urbano mais verde analisando as novas técnicas à disposição para construir e manter uma horta urbana, resiliente e sustentável.

Depois desta introdução, podemos ver e ouvir relatos recolhidos por uma pesquisa etnográfica realizada pelo Museu que nos mostra a diversidade de hortelãos urbanos, revelando práticas, narrativas e sentimentos de entreajuda que refletem diferentes origens e percursos de vida.

No final, podemos consultar uma “biblioteca de sementes” partilhadas por alguns deles.

O modo como a prática hortícola se foi enraizando nos espaços públicos e os vários desafios que se colocam ao abastecimento alimentar e à promoção do bem-estar e saúde nas grandes cidades são outros temas abordados nesta mostra produzida em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa.

Visite a exposição de terça a domingo, das 10h00 às 18h00, e siga o blogue exposicaohortasdelisboa.blogspot.com, um espaço de partilha de conteúdos e de experiências para todos os que se interessam por este tema.

No exterior em frente ao Palácio, encontrará um dos grandes parceiros desta exposição, a CGARDEN®. Todos os que adoram jardinar vão deliciar-se ao ver estas hortas urbanas que são uma solução revolucionária de horta em casa.

O que é a CGARDEN®?

Uma horta urbana única, patenteada, desenvolvida e fabricada em Portugal, que combina na perfeição o cultivo biológico e a tecnologia, permitindo cultivar frutas e legumes orgânicos, saudáveis e saborosos ao longo de todo o ano.

O conceito deste produto baseia-se nos ciclos e processos da natureza, sendo um circuito limpo e de manutenção reduzida pensado para integrar coleta e armazenamento de água, compostagem, fertilização e rega automáticas com recurso apenas à energia solar.

Consoante a versão — Pura, Essência ou Natureza — os módulos são constituídas por 3, 5 ou 11 caixas de plantação com 32 cm de profundidade e 2 caixas de plantação com 12 cm de profundidade, respectivamente.

Dependendo do espaço de que dispõe, cada um deles surge como a solução ideal para ter uma horta na varanda, terraço ou jardim, para que possa assim cultivar uma grande variedade de ervas aromáticas, ornamentais, frutas e legumes de forma saudável, ecológica e confortável.

As CGARDEN® são fáceis de montar, usar e têm uma durabilidade expectável superior a 30 anos.

As profundas caixas de plantação são adequadas à horta em casa por terem uma capacidade de quase 70 litros e permitirem a instalação de quaisquer espécies produtivas, desde plantas medicinais e aromáticas a alfaces, acelgas, espinafres, cebolas, couves, cenouras, tomates, favas, pimentos, batatas, mirtilos, morangos, etc.

Para além de extremamente funcionais e práticas, as CGARDEN® são um elemento que contribui para o embelezamento do espaço exterior onde se integram, pelo design moderno, materiais de elevada qualidade e beleza natural que a vida e o verde das plantas oferecem a qualquer casa.

As hortas CGARDEN® são uma afirmação que todos devem, à sua maneira, procurar fazer pois significa compreender que se respeitarmos os processos naturais, o planeta trabalha mais em sintonia connosco. Ser mais autónomo e interessado nestes cultivo feitos no jardim, na varanda e no terraço permite que sejamos parte activa da solução necessária para tornar o nosso espaço e o de todos mais verde, bonito e saudável.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Exit mobile version