20 bolinhas | 60 minutos
Ingredientes
1 batata-doce grande de polpa amarela (cerca de 400 g)
250 g de sobras de peixe limpo de peles e espinhas (sobras de salmão e de pescada, mas podem cozer ao vapor a mesma quantidade de peixe)
1 alho-francês pequeno
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
Maionese de Salsa
1 ovo
120 ml de azeite
Sal e pimenta q.b.
Sumo de limão q.b.
2 colheres de sopa de salsa
1/2 dente de alho pequeno
Preparação
Descasque a batata, corte-a em pedaços pequenos e leve-a a cozer a vapor – de modo a não ficar com muita água e ao fazer as almôndegas estas não se desfazerem ou ficarem moles e disformes. Assim que as batatas estiverem cozinhadas, coloque-as no robô de cozinha ou esmague-as com um utensílio próprio e misture o peixe, envolvendo bem.
Pique o alho-francês e leve a alourar numa frigideira com um pouco de azeite. Junte o alho-francês à mistura de batata e peixe e retifique de sal e pimenta. Envolva e deixe arrefecer.
Molde as bolinhas do tamanho de nozes e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal (poderá guardar no frigorífico um ou dois dias até finalmente cozinhar no forno).
Leve ao forno aquecido a 180 ºC durante 20 minutos ou até ficarem douradas.
Para a maionese de salsa, coloque no copo da varinha mágica o ovo, um pouco de sumo de limão, sal e pimenta a gosto, o alho, a salsa e o azeite. Coloque depois a varinha mágica sobre a gema do ovo e triture até começar a emulsionar. Movimente depois cuidadosamente a varinha para cima até que toda a mistura esteja emulsionada e a maionese apresente a consistência desejada. Sirva as almôndegas com uma salada verde e acompanhe com a maionese de salsa.