A lúcia-lima pode ser a nossa melhor amiga nos tempos mais difíceis. Oriunda da América do Sul e de países como o Peru, Argentina e Chile e cultivada anos mais tarde em outros países, vários são os benefícios que esta aromática traz à nossa saúde, que vale a pena conhecer e até ter no seu quintal.
Alivia dores gastro-intestinais
Segundo este estudo, a lúcia-lima é tradicionalmente usada no tratamento de indigestões, de flatulência e cólicas. Esta aromática revela-se ainda eficaz no combate a infeções bacterianas gastro-intestinais (como nos informa um estudo). Esta planta é ainda anti-cancerígena com efeitos comprovados no tratamento do cancro do colo do útero.
Relaxa o sistema nervoso
Quem é que nunca bebeu um chá de lúcia-lima quando está mais nervoso? Este chá acalma qualquer um. Este estudo diz-nos que as suas folhas possuem propriedades protetoras e antioxidantes que auxiliam no combate de toxinas no nosso sistema neurológico.
Combate neuralgias, enxaquecas e constipações
Tradicionalmente, a lúcia-lima tem várias aplicações domésticas, sendo utilizada no tratamento de dores de cabeça e de constipações. A planta é útil para tratar problemas do sistema respiratório tal como a asma.
Fotos: Gisela Francisco
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.