Aromáticas e Medicinais

  • Aromáticas e Medicinais

    Conheça as margaridas do campo

    A margarida ou bonina (Bellis perennis) é uma planta muito comum da nossa flora mediterrânica mas cujas virtudes medicinais caíram um pouco no esquecimento. Os antigos gregos e romanos utilizavam-na e…

  • Aromáticas e Medicinais

    Descubra a Erva-do-caril

    A erva-do-caril está muito associada aos aromas da nossa flora e cresce em terrenos secos, rochosos, áridos e estéreis, em arribas arenosas, por toda a costa mediterrânica. É uma erva ou…

  • Aromáticas e Medicinais

    Aromáticas: as topo de gama

    Para encher o jardim de fragrância, nada melhor que as plantas aromáticas. Entre as numerosas plantas consideradas aromáticas, selecionámos cinco: menta, lavanda, alecrim, salva e tomilho. São, sem dúvida, as topo…

  • sálvias
    Aromáticas e Medicinais

    A beleza das sálvias

    As sálvias são apreciadas desde a Antiguidade não só pela sua floração intensa e duradoura, mas também pela sua versatilidade, podendo ser usadas como plantas aromáticas, medicinais ou ornamentais. O seu nome…

  • fumaria
    Aromáticas e Medicinais

    Fumaria, uma planta amiga da saúde

    A fumária (Fumaria officinallis) também é conhecida pelo nome de erva-moleirinha, catarinas-queimadas ou erva-pombinha. No Brasil tem o nome de capnóida, fumo-da-terra, molarinha ou fel-da-terra. Esta planta é nativa da Europa…

  • beldroegas
    Aromáticas e Medicinais

    Como cultivar beldroegas

    Ficha técnica (Portulaca oleracea L.) Nomes comuns: Beldroega, bredo-fêmea, verdolaga, baldroega, onze-horas. Nome científico: Portulaca olerácea L. (Portulaca deriva do nome portula, que significa “porta” referente a abertura que o fruto…