Revista Jardins

Bolsa-de-pastor, uma planta que regula o ácido úrico

Bolsa-de-pastor — o nome desta planta está provavelmente associado à forma das pequenas vagens semelhantes a corações ou bolsas onde antigamente se guardava o dinheiro.

Pode estar também ligado ao facto de ser muito utilizada pelos pastores para limpar e desinfetar feridas e para tratar hemorragias em pessoas e animais.

A Bolsa-de-pastor (Capsella bursa-pastoris) era já conhecida dos antigos gregos e romanos que a utilizavam para tratar ferimentos, estancar sangue, curar hérnias, causar abortos, expelir a bílis e em clisteres contra a ciática.

Acreditava-se que para ser eficaz a planta tinha de ser colhida apenas com uma mão. Tradicionalmente, serve para estancar as hemorragias pós-parto.

Na Europa da Idade Média acreditava-se que atando ao pescoço dos bebés um lenço vermelho onde se coziam vagens secas de bolsa-de-pastor, o irromper dos dentes seria mais fácil e uma vez terminado esse processo, ou seja quando todos os dentes tivessem nascido, esse lenço era então deitado a um curso de água.

Durante a 1ª Guerra Mundial foi uma planta muito apreciada para tratar feridas e estancar o sangue.

Descrição e habitat

Planta anual ou bianual da família das Crucíferas. Mede entre 20 a 70 cm de altura, erva-daninha muito comum nas bermas dos caminhos, prados, jardins, terrenos cultivados ou baldios, à exceção de terrenos muito áridos.

Apresenta folhas basais em roseta, normalmente muito dentadas e pilosas, caule florífero, ereto — que continua a crescer durante a floração — pequenas flores de quatro pétalas, brancas, que crescem em espigas.

Constituintes e propriedades

Uma das plantas mais hemostáticas que crescem à nossa volta, a bolsa-de-pastor é usada para tratar todo o tipo de hemorragias, estanca o sangue interna e externamente.

É um bom antisséptico das vias urinárias, diurética, hipotensora, adstringente, ajuda a baixar os níveis de ácido úrico e útil em casos de sangue na urina provenientes do útero ou das vias urinárias.

Estanca também hemorragias uterinas causadas por fibróides; ajuda no excesso de fluxo menstrual, leucorreia, diarreia, sangramentos do nariz e das gengivas, hemorróidas, varizes varicosas, vómitos com sangue do estômago ou duodeno. Eficaz também contra dores de garganta, em forma de gargarejos.

A Capsella bursa-pastoris é usada na medicina chinesa para tratar desinseria e problemas oculares. Foi em tempos utilizada para tratar a malária, em substituição do quinino. A bolsa-de-pastor contém vitamina K que favorece a coagulação do sangue.

Contém ainda saponósidos, flavonoides, taninos, potássio, ácidos málico, acético, cítrico e fumárico, tiramina, histamina e colina.

Culinária

As folhas tenras e as flores podem ser usadas em saladas e sopas tal como as outras plantas desta família ou seja, nabiças, couves, rúcula, entre outras.

Precauções

Não tomar durante a gravidez ou se estiver a tomar anticoagulantes, remédios para a tensão ou para a tiróide.

Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Exit mobile version